domingo, 24 de maio de 2009

Miscigenação racial


Somos um País miscigenado. No Brasil diferentes raças aqui se instalaram e se multiplicaram sem se preocuparem em manter as distinções de cor, credo e cultura. Por isso é muito comum, quando conversamos sobre esse tema, ver que as pessoas que conhecemos são ao mesmo tempo descendentes de Alemães com Indío, ou de Português com Italiano, ou ainda de Espanhol com Africano. As misturas são as mais diversas, e o povo Brasileiro é resultado disso. Imagine uma salada, é isso que o nosso povo é, uma salada étnica.
Mas em outros lugares também ocorreu o mesmo. Na Europa, famosa e orgulhosa pelas fortes raças dominadoras que ali cresceram, muito dessa mistura racial aconteceu. Ao longo de sua formação, como destacado continente que é, houveram povos distantes que acabaram se fundindo com os naturais daquele pedaço do mundo, criando com isso outras distintas raças. Por isso é cheio de pequenos Países com diferenciações mínimas. Existe lá influência de todos os povos dominadores em tudo o que se vê.
Os Estados Unidos também são famosos por essa invasão e complexidade de culturas em suas terras. Para lá foram, em seu início de Estado, pessoas da Inglaterra, da Irlanda, da Escócia, entre outros, para se misturarem com os tradicionais indios americanos como os apaches. E ainda hoje em dia continua acontecendo o mesmo, com a invasão dos Cubanos, dos Venezuelanos, Porto Riquenhos, etc, que entram, se fixam, arrumam trabalho, se casam e criam filhos na nova nação.
Além desse detalhe da assimilação racial o que vemos também é que com o acúmulo dessa gente que vem de fora para se instalar em uma terra diferente da sua, que são acostumados a dominarem um outro idioma, a ouvirem outro tipo de música, a comerem outro tipo de comida e a apreciarem outro tipo de arte, isso acaba fazendo com os naturais da terra fiquem influenciados pelos seus gostos, pela sua arquitetura, sua vestimenta, religião e muitas coisas mais que são as responsáveis por caracterizar um povo e uma nação, perdendo assim suas caraterísticas próprias. Por isso ainda existe muita força contrária no mundo tentando impedir a globalização.
Mas na verdade as coisas tem de ser assim. No princípio era assim. Quem criou estados, fronteiras e bandeiras foi o homem, motivado por idomas díspares.
DETALHE: A divisão das linguas, chamada a confusão da Torre de Babel, só deu-se por causa da soberba da humanidade. Ainda somos um só mundo e um só povo: a raça humana.
SHALOM ALEICHEM

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
Neste conturbado cenário, alguns Reinos Espanhóis sofriam com a presença de Muçulmanos que entravam pelo sul dos Reinos vizinhos. A cidade de Córdoba era o exemplo típico disso, fazendo-se conhecida então como o centro do domínio Muçulmano Europeu. Tudo lá fazia lembrar um centro do Islã. As primeiras invasões deram-se no ano de 711, vindas praticamente de tribos do norte do Marrocos e do Egito. Através destas primeiras incursões os Muçulmanos instalaram-se em outras importantes cidades como Sevilha, Toledo e Salamanca. E com isso eles acabaram espalhando construções de todos os tipos, tais como Palácios, prédios e Universidades com suas características tradicionais.
Já no recém criado Reino de Portugal, depois da conquista de Lisboa em 1147, através de onde saiam em grandes frotas para a Terra Santa, os cruzados deixaram profundas marcas. A frota de duzentas velas, que transportavam cruzados de várias nações, tais como Alemães, Normandos, Flamengos e Ingleses, ajudaram D.Afonso Henriques a dominar a cidade para saqueá-la. Depois da tomada de Lisboa muitos cruzados acabaram ficando por lá, fixando moradia e deixando os exércitos enfraquecidos. Até mesmo os cruzados vassalos, desertores do Rei Ricardo Coração de Leão, estavam agora ajudando ao Rei de Castela, Sancho I, á guardarem as cidades de Santarém, Torres Novas e principalmente os acessos á Tomar, preocupados com a invasão dos Mouros que aumentava consideravelmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário