domingo, 17 de maio de 2009

O quinto mandamento


Um certo Rei, em seu castelo, resolveu questionar o Deus dos Judeus. Então mandou que um empregado seu entrasse na sua presença e lhe dissesse alguma coisa, um código, ou leis do tal Deus posto em questão. Ele então, obediente ao amo, começou a ler em alta voz:
"Eu sou o Eterno, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa dos escravos. Não terás outros deuses diante de Mim."
Então o rei Egipcio comentou:
- Ah, isso é bem óbvio. Nenhum deus Egipcio gosta que seus súditos sirvam á outros senhores também. Mas prossiga.
Então o empregado leu o segundo mandamento:
"Não farás para ti imagem de escultura, figura alguma do que há em cima nos céus, abaixo da terra e nas águas debaixo da terra..."
Ah, - pensava o Rei, - isso também qualquer dos deuses do Egito também exigem, que não construam outras imagens além da existente...
"Não jurarás em vão em nome do Eterno, teu Deus, porque o Eterno não livrará ao que jurar em vão pelo Seu Nome."
Ah, nenhum deus do meu reino também gosta que seu nome seja desonrado...
"Lembra-te do dia do Shabat para santificá-lo. Seis dias trabalharás e farás todas tua obra..."
Ah, isso também é bem normal. Qualquer deus tem o seu dia preferido de culto...
Mas quando o empregado leu: "Honrarás a teu pai e a tua mãe..." O Rei sobresaltou-se de sua cadeira e interrompeu a leitura dos dez mandamentos:
- Espere, espere ai! Que Deus é esse que põe alguém comum em pé de igualdade? Ah não, nenhum deus daqui do Egito aceitaria o que esse Deus dos Hebreus aceita! Jamais irão dividir os seus tronos com um mortal!
Moral da história: Somente um Deus soberano, que reina de eternidade áfora, é capaz de tal atribuição. Pois não teme dividir o respeito que tem de seus súditos com seres naturais, carnais e imperfeitos como os nossos pais. A construção da família como célula mater foi idéia do Criador.
Por isso honrar pai e mãe é acima de tudo agradar a Ele, o Criador dos céus, da terra, do mar e de tudo o que neles há. Filhos sem uma boa criação é o mesmo que gente sem raiz. Pois o ensino deve passar de uma geração á outra. Ou como diz o salmo: "Teus filhos sucederão teus pais, como líderes por toda a terra. Em todas a gerações lembrarei Teu nome e eternamente hão de Te louvar todas as nações."
SHALOM ALEICHEM

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
- Por favor, Asebes, chame-o, - disse Félix interrompendo-o, - é o último favor que lhe peço. Pela nossa grande amizade, pela confiança que há entre ti e meu irmão, faça isso. Joana não suporta mais viver sem seus filhos ao seu lado. Ela não teve coragem de vir até aqui e ser desprezada novamente.
Félix fez uma interrupção em sua colocação para chorar.
O céu estava totalmente encoberto. Nuvens espessas cobriam o firmamento. As águas não cessavam de cair sobre a grama do jardim.
- Sente-se e procure se acalmar. - Disse Asebes.
A distância de onde estavam para a família Garcia não era grande. Uma extensão de bancos enfileirados pelo corredor era o que tinham para separá-los, mas em tom bem baixo, aquela dramática conversa não podia ser ouvida. Félix era a figura de um pai abandonado pelos filhos, trocado pela Igreja. Em sua comovente tentativa de convencer o Reitor á aceitar a proposta, falou assim:
- Meu filho mais velho, o Antônio, nós o vemos de vez em quando,... Sempre que ele deseja ir nos ver, é claro... Manes Gusmão já faz quase igual ao outro, quase não nos visita mais. Nestes últimos dias o que temos deles são cartas... Tudo isso por que são influenciados pelo caçula... Desde aquela terrível visita que fizemos aqui nunca mais o vimos. Parece que ele nos abandonou de vez.

Um comentário:

  1. Irmao querido !!!! Simplismente vim dizer que te amo e que tudo o que passamos nesta vida tem uma razao !!!!! E o mais importante de tudo e o amor!!! Love you de toda a minha alma !!!! Obrigada meu Deus por eu ter um irmao assim maravilhoso !!!!Agradeco e ele sempre !!! Beijo no coracao !!!

    ResponderExcluir