sábado, 23 de maio de 2009

Uma oportunidade...


A escada da ascenção econômica é árdua. Subir na vida pelos peóprios méritos, com dignidade e descência, é algo que poucos conseguem. Muitos tentam, mas realmente o acesso é concedido á poucos sortudos.
Certa vez tentei entrar em contato com uma escritora já estabelecida no mercado literário. O caminho parecia, á princípio, que não ia ser muito difícil não. Ela é conhecida de um amigo meu. Portanto, já que também escrevo livros, resolvi estreitar os laços para me fazer conhecer, e quem sabe, aprender e receber importantes dicas. Mas para minha frustração ela, a tal escritora conceituada, nem me deu bola e nem ao menos respondeu o meu e-mail. Isso me marcou bastante, já que ela havia dito á este meu amigo que entraria em contato comigo. Bem, vai ver que ela se esqueceu...
E pior que é assim mesmo. Quando ainda não se é ninguém, quando não se é famoso, quando não se tem uma reputação e um nome consolidado no mercado quase ninguém quer parar para ouvi-lo, quase ninguém quer lhe dar uma oportunidade. E isso acontece em todos os ramos e em todas as atividades comerciais. Um recém formado em qualquer área profissional sofre este mesmo tipo de preconceito. Um novo vendedor ou fabricante que quer entrar com o seu produto no mercado passa pelas mesmíssimas dificuldades. Parece que querem que só subamos as montanhas feitas de pedra e rocha, como escaladores, para que possamos apreciar a natureza...
No meu caso, para se conseguir uma audiência com um editor de renome, com uma editora conhecida e estabelecida, é extremamente penoso e sofrido. Tenho passado por diversos percauços e impedimentos. Todos colocam barreiras na frente:"Ah, tem que falar com fulano." Ou: "Ah, tem que ter isso e aquilo." E ainda:"Ah, tem que pagar tanto, tem que registrar, tem que esperar tanto tempo, tem que, tem que, tem que..."
Dai você fica na fila e os próximos degraus ficam sempre mais distantes de serem atingidos.
Não vou aqui ser duro ou vingativo, mas uma coisa fixei para mim mesmo. Se um dia, um dia, eu conseguir sobrepujar tais dificuldades impostas, e atingir o topo, só darei valor para aqueles que me deram valor enquanto eu ainda tentava subir. Isso pode ser considerado um desabafo. Um desabafo de alguém que sabe que tem capacidade, qualidade e inteligência. Capacidades não acima da média, não para menosprezar ninguém, ou para me achar melhor dos que ai estão, mas simplesmente para também expor aquilo que sei e que aprendi ao longo da vida. E olha que não aprendi pouco...
Então, de forma genuína, ousada, verdadeira e dedicada ainda pretendo prosseguir, quero prosseguir e vou prosseguir. Que estas palavras sirvam de incentivo para os que estão vivenciando a mesma coisa, e que portanto, estão no mesmo barco.
SHALOM ALEICHEM

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
- Foi-lhe permitido subir até aqui para falar comigo. Ouvi calmamente o seu pedido. Agora quanto á falar com Vittini eu já lhe falei que ele está doente e...
Neste mesmo momento surge no amplo corredor um dos Bispos que desferiram a condenação á Enzo, quando de sua prisão.
- O que está havendo Padre? E quem é esse aí em lugar não autorizado? - Indagou o Bispo Giuseppe Florentino.
- Não se incomode Bispo, esse é Bonifácio, filho de Boullon. Foi-lhe concedido permissão para vir falar comigo. Apenas o que ele me pede é inconcebível no momento.
- E o que você queria meu jovem? - Perguntou o Bispo, acrescentando logo em seguida, - Por acaso era falar com o Cardeal em particular?
Bonifácio o reconhecera imediatamente.
- Senhor, eu venho tentando uma audiência com o Papa á algum tempo, e isso só terei se um Cardeal me autorizar ou representar meu pedido. Agora que estou aqui, e tento falar com o Cardeal Vittini, também sou proibido! Como conseguirei tal audiência?
O Bispo ficou relutante e pensativo. Depois de uma breve análise disse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário