sábado, 9 de maio de 2009

Corrupção: O mal que corrói...


As cruzadas foram basicamente uma disputa militar na Terra Santa. Cristãos da Europa se juntaram para expulsar os Muçulmanos de lá, através do uso da força. Muita coisa ilícita, ilegal, inescrupulosa e de baixa classificação foi realizada nesse interím. Houve traição, mentiras, corrupção, mortes de inocentes, ganância exacerbada, casais destituidos, etc... Mas não foi somente nos embates entre as cavalarias opostas que muitas dessas coisas horrendas foram praticadas não. Já durante a convocação desses mesmos pelotões havia tais práticas entre os próprios comandantes e generais.
Corruptores e corrupção. Cada um queria tirar vantagem do seu jeito.
Para quem pouco sabe da história, vale á pena lembrar que foram nove cruzadas Européias. Sendo que destas nove apenas uma não alcançou o Oriente, ficando em lutas dentro do próprio continente, matando cidadãos de Paises vizinhos e roubando e espoliando todos os seus bens.
E politicamente falando, não há País no mundo que suporte muitos anos seguidos de corrupção, desmando e mentira. Não há um regime sequer que seja capaz de suportar escândalos e mais escândalos subsequentes, sem que sofra alguma grave consequência por causa disso. Não quero ser aqui o profeta do caos e do desespero. Não. É apenas constatação.
Natural é que as classes mais baixas da sociedade queiram, de uma maneira ilícita, avançar alguns degraus para sair da miséria. Natural também é que essas mesmas classes inferiorizadas abraçem qualquer tipo de "oportunidade" para sobreviver com mais dignidade. Mas o que não é natural, e nem admissível, é ver tais comportamentos no meio da liderança desse mesmo povo. Se seu Rei é ladrão, como seu súdito não o será? Se seu líder, ou governante, ou presidente, ou ministro, ou senador, é um constante frequentador das páginas de jornais, promovendo práticas ilícitas, mentindo e enganando, tirando vantagens, só se dando bem na roubalheira, como você, cidadão comum, poderá ser algo de melhor? Em quem você irá se espelhar? O exemplo tem que vir de cima.
Talvez nos falte justamente isso: Alguém em quem possamos nos orgulhar de poder copiar.
SHALOM ALEICHEM

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
Para adquirir voluntários que o acompanhasse, o Rei Ricardo teve que despender enorme quantia antecipada de dinheiro. O motivo disso foi que, como havia carência de bons soldados, teve então que instigar, atrair diversos homens pela própria cobiça deles. Isso fez com que ele trocasse o feudo por dinheiro como pagamento para estimular possíveis voluntários em uma luta tão distante. Então, mercenários de todas as partes vieram alistar-se a fim de adquirir fortuna. Muitos destes, principalmente os que haviam vindo da Província de Aragão, e também de Navarra, ambicionaram bastante abastança. Só que ao invés de capturarem os inimigos, durante o trajeto, promoveram matanças, flagelos, sacrilégios e crimes de toda espécie, perturbando a ordem de seu pelotão. Furioso, Ricardo Coração de Leão mandou degolar o pescoço da metade de um bando destes mercenários baderneiros. Já uma outra parte, que também o acompanhava e fazia as mesmas balburdias, teve seus olhos furados e foram deixados pelo caminho.
E não só isso Ricardo Coração de Leão fez de ilícito. Uma outra séria coisa começava a lhe pesar sobre seus ombros e consciência. Anos antes de ser convidado á aceitar o pedido do Papa Gregório VIII, e sair dos territórios da Inglaterra para esta cruzada, ele divulgou uma notícia caluniosa que causou tremenda confusão em seu Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário