quinta-feira, 7 de maio de 2009

Residência oficial


Diz o ditado, em outras palavras, que ir á Roma e não ver o Papa é o mesmo que não ter ido. No Vaticano, o centro do poder religioso Católico, você e qualquer turista poderá ter esse privilégio de ver o Pontífice, se assim o considera e quer. Mas não foi sempre nesse lugar que o poder religioso se sentou e ditou as ordens sacramentais.
Séculos antes, o Papa, os Bispos e os Cardeais se reuniam na Basílica de Latrão. Uma construção magnífica e grandiosa para a época, com acomodações e muito conforto para todos do Clero Romano. Foi desse portentoso prédio que partiram as ordens para os cruzados se dirigirem ao Oriente e lutarem pela Terra Santa contra os Muçulmanos. Latrão era, por assim dizer, a residência oficial do lider da Igreja. O principal lugar. O mais venerado. O lugar mais bonito, mais luxuoso e também o mais suntuoso que podia haver na época. Assim era também com os Reis e as Rainhas. Eles eregiam seus grandes Castelos, suas fortalezas, com seus fossos, portões, altos muros e muitos soldados de prontidão e vigilância. Todos, líderes eclesiásticos ou não, gostavam de ostentar riqueza e poder, morando em belíssimas construções ás custas dos pobres e necessitados.
A história mostra que sempre foi assim. E ainda hoje é assim.
Conheço uma pessoa, na qual considero minha amiga, que diz:"Quando alguém chega no poder e se senta na cadeira real, no trono, parece que abaixa um "santo", e dai o sujeito muda completamente, passando de humilde para arrogante na mesma hora."
Ela deve ter algum tipo de razão em dizer isso. Pois se não fosse assim os líderes de origem humilde, vindos da pobreza, teriam feito alguma coisa para mudar esse gritante quadro de desnível social em nossa sociedade.
E exemplos não faltam: Na Polônia foi Lech Valessa, um ex-operário que se tornou presidente daquele País, criando o SOLIDARINOSK, mas que depois sumiu e nada mudou. Na África do sul foi Nelson Mandela, ativista, sabotador e guerrelheiro, praticamente considerado um terrorista, que se tornou também Presidente de seu País e até ganhou um prêmio pela paz, lutando pelo APARTAIT, mas que no fundo as diferenças raciais mantiveram-se na mesma. E aqui no Brasil foi o Lula. Ex-lavrador, ex-torneiro mecânico, e que depois, de tanto tentar, acabou chegando no poder para quase nada fazer, criando apenas o BOLSA FAMÍLIA, e mantendo os pobres na mesmíssima pobreza e quase mendicância.
Você meu amigo, que mora em uma casinha simples, agradeça a Deus pelo que tem, pois se esperar pelos homens nem mesmo ela restará.
SHALOM ALEICHEM

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
No topo da construção viam-se as estátuas de mármore dos Apóstolos de Jesus, sendo três de um lado, outros três de outro e mais quatro próximos ao centro. Sobre um altar mais elevado destacava-se a figura do Apóstolo João segurando uma cruz. A obra havia sido feita em homenagem, tanto para o Apóstolo, quanto á João Batista, aquele que batizou á Jesus. A Basílica tinha sido construída por Constantino na colina de Latrão, por volta do ano 311 e 314, e servia agora como local do trono Papal, sendo considerada, em importância, acima de todas as outras Igrejas.
Os primeiros quatro Concílios Ecumênicos da Igreja haviam sido nela realizados. De grande História para o Catolicismo, a Basílica passou por uma destruição no ano de 896, sendo reconstruída em 904, durante o Pontificado de Sérgio III. Sua localização ficava ao lado do Palácio Lateranense, que era a residência oficial do Sumo Pontífice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário