quinta-feira, 4 de junho de 2009

Quem parou de sentir dor, levante a mão...


A ploriferação de igrejas dá-se pelo motivo básico da extrema necessidade de milagres.
Depois do século XV, onde Martinho Lutero implementou a reforma contra o clero católico, muitas denominações surgiram, tanto na Europa, como no resto do mundo. Cada seguimento religioso destes procurou então absorver algo das Escrituras para fundamentar sua fé e assim se distinguir dos demais concorrentes. O racha na igreja serviu para disseminar a crença de que na Bíblia estão impressas as revelações de que o homem precisa. Sendo assim cada um procurou ler e interpretá-la ao seu modo e bel-prazer.
No Brasil o ingresso das chamadas seitas evangélicas tem pouco mais de um século. No início se comportavam acanhada e discretamente. Eram poucos templos e também poucos adeptos, que movimentavam pequena parcela de dinheiro e possuiam infimos e acanhados imóveis. A religião era dos pobres. Feitas pelos pobres e para os pobres. Cada um se contentava com o que tinha, e aqueles que contraiam doenças eram apenas consolados e confortados pelos "irmãos", pois - diziam eles - uma vida melhor existia lá no céu.
Mas um fato mudou esse comportamento.
Com o advento da igreja universal, aquela do Bispo Macedo, a mesma que detém os direitos e poder sobre a emissora Record de televisão, a mesma que quis comprar o maracanã para transformá-lo em um templo, a mesma que se orgulha de ser a igreja que mais cresceu nesse ramo de atividade nos últimos tempos, uma mudança de foco e de direção teve de ser tomada. A mensagem dos púpitos sofreu uma enorme transformação para moldar-se aos novos interesses recém descobertos. Dai seus líderes e membros passaram a desejar uma vida boa aqui na terra mesmo. E com isso clamou-se por milagres, por curas divinas, por intervenções espirituais, etc, etc, etc...
Então, com essa ploriferação desordenada, desenfreada e descontrolada, já que qualquer um pode denominar-se pastor, diante da TV eu encontro um desses "filhotes" do Edir Macedo "curando" todos os dias. E os testemunhos são os mais animadores possíveis:
"Ah, eu fui curada de dor de cabeça..."
"Eu fui curado de dor de ouvido..."
"Meu joelho doía antes do culto e agora está melhor."
E dai eu fiquei pensando: Nossa quanta gente tola!
DETALHE 1:Na verdade os interesses recém descobertos não são tão novos assim. O que se pratica hoje em dia, cobrando dízimos, ofertas e doações das mais diversas, já era praticado pela igreja de Roma no quesito INDULGÊNCIAS. Cobrava-se uma vaga no céu, isso só para se ter idéia de onde originou-se tais abusivas práticas.
DETALHE 2:Dor, segundo o dicionário, é uma SENSAÇÃO mais ou menos aguda, mas molesta(incomoda). Ou seja, dor é algo muito subjetivo. Do mesmo jeito que surge pode também sumir. E para deixá-lo louco ela pode voltar quantas vezes cismar, e permanecer por longos ou por curtos períodos. Nosso corpo é propensso a sentir dor. Portanto curar a DOR é o mesmo é o mesmo que "matar a fome". Amanhã ela deverá estar de volta.
SHALOM ALEICHEM

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
- Você esteve lá?
- Sim, durante a viagem de volta do Oriente. Os soldados que estavam comigo resolveram passar através daquela região, pensando economizar tempo na viagem. Deu tudo errado. O caminho foi ainda maior e nós ainda pegamos uma espécie de enfermidade estranha que nos deixou fervendo de febre.
Bonifácio estava confuso, parecia que alguma vez havia ouvido seu pai dizer alguma coisa sobre as bruxas de Flandres e da Normandia; as bruxas da Gália.
- Pai, mas não são nestas Províncias que o senhor um dia me disse que há mulheres que praticam horrendas bruxarias?
Boullon, pela extrema amizade que tinha com Enzo, teria que abdicar-se de suas convicções religiosas.
Abrandando o tom de voz disse:
- Sim, é verdade. Eu lutei muito comigo mesmo esta noite, mas não teremos outro jeito. Segundo soube, tanto dos Clérigos como de soldados daqui de Roma que o viram no cárcere, o estado dele é lastimável. O único jeito de tentarmos salvar Enzo de uma morte prematura é levarmos ele até aquelas bruxas. São, a meu ver, as únicas pessoas que conheço que poderão salvá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário