domingo, 14 de junho de 2009

Preciso me lembrar...


Você tem boa memória? Costuma recordar-se com facilidade de fatos e acontecimentos antigos? Guarda nomes e fisionomias com precisão? Lembra de tudo que disse e de tudo que fez na semana passada sem se confundir? Se sua resposta é sim para todas estas questões, parabéns. Sinal que você tem mesmo uma grande e boa memória, capacitada de dotes cerebrais comparados á de um arquivo de computador, com cadastro e fotos atualizadas, e uma excelente filmadora, com câmera lenta (slow motion), aclopada atrás de sua retina.
Lembrar-se de tudo ou de quase tudo é bom e extremamente necessário. Mas normal é perguntarmos algo á uma pessoa e ela nos responder assim: "Não sei, não me lembro nem do que comi ontem."
Um dos sinais de que uma pessoa está perdendo a saúde é a sua incapacidade de se lembrar das coisas. Dai dizemos que ela está ficando velha e caduca. O mal de alzheimer, por exemplo, é uma doença que traz consigo o sintoma da perda da memória. Geralmente é diagnosticado em pessoas acima dos 65 anos, é degenerativa e não tem cura.
Mas supondo que você frequentemente se esqueça das coisas, estando ainda jovem e em perfeita saúde, o melhor a fazer é não se irritar com isso. Existem os afobados de plantão que logo partem para os remédios, tipo biotônico fontoura ou fosfosol, para sanar o problema. Mas não se assuste, pois dificilmente guardamos tudo na cabeça mesmo. Até nos adolescentes, estando na flor da idade, "dá" o chamado "branco".
Em nossos dias, ainda bem, temos para o nosso auxílio o laptop, a agenda de bolso, ou mesmo papel e caneta para questões simples como anotar um número de telefone ou uma senha de banco. O celular, que antes era só para telefonar, também se tornou uma ótima ferramenta para nos socorrer em caso de alguma informação importante ter se dissipado de nossa mente por alguns segundos.
Então auxilie-se disso. Não procure ter tudo encafifado na cabeça para responder aos outros com rapidez e precisão cirúrgica. Ninguém é perfeito ou infalivel. Até mesmo porque o stress é um dos maiores causadores de panes mentais. Pois quanto mais força você fizer para não se esquecer de nada, na verdade significa que você está se assenhorando e se assoberbando de coisas demais.
SHALOM ALEICHEM

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
Intrigado com aquelas falas dos comerciantes, Francesco Riva remoia-se em imaginações:
Pois bem, se eles estão falando a verdade e nós estamos tão próximos, o que me custa conferir esta história?... E se realmente eu conseguir descobrir este segredo e encontrá-lo serei então o homem mais sortudo do mundo!...
Remexeu em seu alforje, apanhou um pequeno pedaço de papel e leu novamente.
- Chefe o senhor não quer comemorar conosco? O que é isso que está lendo? - Indagou Sanchez, vindo em sua direção com uma caneca cheia do melhor vinho.
- Hã?... Há é você!... Não, deixe-me sozinho. Preciso pensar um pouco em tudo que passamos até agora. - Respondeu Francesco, colocando o pedaço de papel de volta na sacola.
- Em que pensavas senhor?
- Em muita coisa. A propósito, lembra-se do que disse aquele homem na venda, ainda lá em Florença? No local onde nos apresentamos como negociantes. Lembra o que ele disse? - Perguntou Francesco, ainda sentado, virando-se para Sanchez.
- Lembro. - Respondeu Sanchez, inocentemente.
- E então, não atinou para nada? - Indagou Francesco.
- Não. Que me lembre não.
- Ainda bem!... Rapaz como você é ingênuo! Sente-se aqui e preste atenção...

Nenhum comentário:

Postar um comentário