quinta-feira, 18 de junho de 2009

Olhando sempre pelo lado bom das coisas


Ser otimista nos dias de hoje é virtude. Ser otimista mesmo com as coisas todas "caindo" e "despencando" ao redor ai sim é virtude ainda maior.
Um homem foi assaltado. Ao ser entrevistado, após ter passado o susto, ele narrou mais ou menos assim a sua experiência:
"Bem, eles me assaltaram, mas me deixaram vivo. Levaram meu dinheiro, mas ainda bem que eu não tinha muito naquela carteira. Me fizeram ameaças, mas não passaram de ameaças. E agora estou aqui, feliz em ter escapado ileso da ação daqueles homens, que á partir de hoje terão que viver fugindo para não serem presos por causa do ato que cometeram."
Isso ilustra bem a ótica e o ponto de vista de um otimista. Mesmo tendo sido assaltado não ficou lamentando e ainda teve motivos para se sentir um felizardo.
Tirar proveito de situações drásticas e tristes não é algo fácil. Sorrir e entender que aquele mal que as vezes ocorre também está lhe trazendo um bem é uma coisa que na verdade poucas pessoas conseguem assimilar. Talvez muitos digam que agem assim, de teoria. Mas na hora que a onça resolve mesmo beber água ai é que a realidade emocional e psicológica de cada um vem á tona.
Para conseguirmos sempre olhar pelo lado bom das coisas primeiramente não podemos apenas usar esse nosso olhar físico e materialista. Para conseguirmos tirar proveito das situações adversas da vida não basta apenas fixar pensamentos positivos em nossa mente. Olhar com olhos espirituais e com a mente iluminada podem ser os primeiros passos, mas muito mais que isso devemos fazer. É um processo contínuo, onde no qual o ser humano deve sempre prosseguir crescendo.
No dia em que nós entendermos que luz e trevas, montanhas e abismos, céu e terra, no fundo são uma mesma coisa, dai sim estaremos bem próximos de enxergarmos tudo com olhos de ternura e de gratidão.
SHALOM ALEICHEM

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
- O que me preocupa não é isto senhores.
- E o que é então senhor Frederico? - Indagou o Cardeal de Gênova, Jacques de Vitry.
- O que me incomoda é o momento atual da Igreja e a sua luta contra vários inimigos. Aliás, temos inimigos por toda á nossa volta, basta que os senhores observem. - Argüiu Frederico Fresi, a fisionomia tensa.
- Ora Cardeal deixe de preocupações prematuras, - disse de Vitry, - olhe pelo lado bom das coisas. Veja como ex-Papas deixaram seu legado. Muito devemos á vários deles. Para não me estender por longo tempo deixo-vos a lembrança do que fez o Papa Lucio III ao redigir o Direito Romano. Por esta e por outras devemos crer que á cada novo Pontífice as ordens serão estabelecidas com o intuito de colocar a Igreja no caminho de onde ela nunca deveria ter saído; que é o da evangelização do mundo.
- Bem observado senhor de Vitry. - Confirmou o agora Cardeal Pierluigi Cassano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário