sábado, 11 de abril de 2009

É proibido fumar


Sempre quando ouvimos falar de aumentos somos induzidos e influenciados a raciocionar que os motivos para tais aumentos estão relacionados com a mãe natureza. Algus lavradores alegam que choveu demais, por isso o preço do arroz e do feijão teve de subir. Já em outras oportunidades os criadores de gado alegam que, por causa do excesso de calor, e da escassez de chuvas, o preço do leite e de seus derivados sofrerá um forte aumento, pois o gado está magro e produzindo pouco.
E ficamos com cara de "tacho", achando isso um pouco estranho, mas até certo ponto normal.
Mas esses dias tive outra resposta para um recente aumento abusivo que diretamente me atingiu. Assim que comprei um maço de cigarros algo me impulsionou para que indagasse o dono do estabelecimento. Então perguntei:
- Porventura você tem uma explicação para esses sucessivos aumentos?
(Afinal de contas, no último mês, o cigarro sofreu um acréscimo de 17%, depois mais 30%, e já se fala em uma sobretaxa de 20%, totalizando 67% de aumento!)
O dono do bar então prontamente me respondeu:
- Ah, isso é porque o governo resolveu tirar o IPI(imposto sobre produto industrializado) do material de construção para lançá-lo sobre o cigarro e sobre a cerveja.
Humm... Então quer dizer que estes aumentos na verdade são um repasse de impostos?... Os fumantes é que terão de arcar com isso agora?... Pensei, entendendo finalmente porque o meu hábito de fumar estava ficando tão caro.
Dai ficamos conversando um pouco sobre esta inédita decisão dos políticos, analisando o quanto isso será bom ou ruim para a vida em geral, e depois disso fui embora.
Talvez você não fume e ache essa medida uma boa medida. Afinal de contas cigarro e cerveja são superfluos, enquanto que tijolo e cimento são essenciais. Mas para quem está na outra ponta do iceberg isso foi uma injusta "facada" no peito e no bolso.

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
As taxas e impostos eram abusivos e altíssimos, mas não tinha outro jeito, o povo era obrigado á cumprir com aqueles encargos.
Era munido deste poder e autoconfiança que o vassalo Bertone Pagani exercia sua força sobre os pobres camponeses. Seu principal objetivo para manter o cargo era a cobrança das taxas, e para isso usava de força e pressão contra os pobres e escravizados trabalhadores. Quer fosse o pagamento em dinheiro ou até mesmo em víveres, o importante era receber e fazer funcionar o sistema feudal. Esse tipo de administração era modelo em quase toda a Europa e isso fazia com que os pobres ficassem sem opção de melhoria em suas vidas.
Era o final de mais uma colheita. O clima ajudara. As chuvas caíram na medida certa. O sol não ficou tempo demasiado a irradiar seu brilho no céu. A natureza cooperou. As pragas deram uma trégua. O vento e as nuvens suavizaram os difíceis momentos de trabalho no campo. Agora era só colher os frutos e lucrar com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário