sexta-feira, 3 de abril de 2009

Calma, eu só estou brincando...


Um rapaz, certa vez, tinha um apelido que tentava manter oculto. Fazia ao máximo para que ninguém, mas ninguém mesmo, soubesse e contasse para os outros colegas. Mas um dia um dos seus amigos de escola, sorrateiramente, conseguiu descobrir o tal apelido. Pronto, a bagunça estava feita. Contou á todos e caçoou a vontade do pobre rapaz. Quando este já estava ficando furioso, por causa do desonroso apelido que tinha, o outro virou-se e disse: - Isso é só uma brincadeira!
Casos assim são conhecidos aos montes. Zomba-se da pessoa, ri e sacaneia á vontade para depois dizerem com a cara deslavada: - Eu falei de brincadeira!
Ou então, quando tiram mesmo a pessoa do sério, argumentam: - Você não aguenta brincadeira não?
Brincadeira... Humm...
Sabia que é durante as conversas informais, na pura descontração, muitas vezes regadas á bebida, no meio amigos e pessoas conhecidas, que falamos as maiores verdades uns aos outros? E que brincar, ou falar brincando, é uma salutar maneira de dizer tudo o que pensa á respeito do seu semelhante?
Isso não é nenhuma condenação, apenas uma constatação.
Portanto brinque. Brincar é bom. Nos faz voltar a ser criança. Mas tome cuidado, pois tem certas "brincadeiras" que são verdadeiros e sérios puxões de orelha.
SHALOM ALEICHEM

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
- O que é isso meu filho, quem te ensinou essas coisas? - Joana tornou a perguntar depois que se aproximou dele.
O menino hesitou, mas depois de um breve momento respondeu:
- Mamãe eu só estou brincando.
- E isso lá são brincadeiras que se faça?
Félix permaneceu estático assistindo á tudo.
O menino não entendia aquela censura e nem a cara de espanto deles. Para ele aquilo era normal, pois só repetia o que ouvia durante as conversas das ruas ou mesmo das reuniões realizadas no Castelo Gundemaro, quando seus pais recebiam vassalos e Nobres de várias partes do Reino...

- Os hereges devem morrer! – Dizia ele em uma outra sessão de brincadeiras com seus irmãos.
- Isso mesmo! Só assim o culto á Satã, realizados no nosso Reino, cessará. – Retrucou o outro. E prosseguiram em seus papéis teatrais:
- As abominações tem se espalhado por todos os lados.
- É verdade. Dizem que existem bruxas, que vivem próximas daqui, que praticam o coito com demônios horrendos!
- Deus!... E a Igreja, o que diz disso?
- Ela ainda tem se manifestado de uma forma um tanto quanto contida, mas creio que tomará providências á esse respeito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário