domingo, 26 de abril de 2009

É preciso que haja segurança pública


Na idade média duas corporações de cavaleiros se destacavam. Uma se chamava "a paz de Deus", e a outra denominava-se "a trégua de Deus". Ambas eram forças de homens armados com espadas e lanças, bem treinados, e com seus cavalos plenamente equipados e prontos para o enfrentamento. A primeira corporação servia para proteger os eclesiásticos, campesinos, mulheres, crianças, comerciantes e bens de utilidade comum á todos, tais como moinhos, lavoura e animais. Já a segunda corporação servia exclusivamente para evitar que houvessem hostilidades e conflitos durantes as festividades religiosas, tais como a quaresma e a páscoa.
E porque existia tanto aparato de guerra?
Por causa das diversas rebeliões que eram provocadas pelos bandoleiros e mercenários. Estes eram verdadeiros rebeldes que a nada respeitavam. Eles burlavam as leis e ignoravam as autoridades com muita frequência.
Para manter a ordem então era preciso o uso da força intimidatória.
Vai ver que é desse tempo antigo que tiraram idéia para criar a polícia militar, o exército, a marinha e a aeronautica dos nossos dias.
A sociedade precisa de proteção. Os homens e mulheres comuns não utilizam-se de armas para viver. Poucos são os que possuem o porte de alguma arma de fogo. É preciso confiar esta tarefa - a da segurança pública - aos órgãos capacitados para isso.
Na antiguidade alguns soldados destas importantes cavalarias jogavam dos dois lados, como limpador de parabrisa. Não poucas vezes eles trabalhavam para quem pagasse mais. Também não poucas vezes eles matavam aqueles aos quais deveriam proteger. Os interesses econômicos estavam na frente de tudo. Se o clero desejasse proteção tinha que abrir a sacola. Se um ou outro cavaleiro achasse que o soldo pago não era suficiente então mudava de patrão e servia sem pestanejar aos bandoleiros da época, causando assim um terrível mal na sociedade, deixando-os sob o fantasma do medo.
Passados tantos anos será que alguma mudou para melhor? Será que os protetores da sociedade moderna ainda fazem o mesmo? Tomara que não... Tomara que não...
SHALOM ALEICHEM

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
Fazendo parte da corporação “a paz de Deus” Genaro Salvatore tinha uma clara função: proteger os religiosos de qualquer herege ou inimigo da Igreja.
As cerimônias de ordenação, chamadas de sagração do cavaleiro, davam-se nos Castelos ou até mesmo no pórtico de uma Igreja. Uma preparação sacramental, através da confissão e a comunhão eram exigidas. E para a confirmação era ainda necessária uma vigília na capela, seguindo-se então de banquetes e diversões.
Já em tempos de guerra a ordenação era feita através da entrega da espada e a simples saudação com tapas nos ombros. Como os tempos eram de guerra Genaro Salvatore recebeu sua ordenação da forma mais simples possível.
- O Cardeal manda comunicado para que vá se encontrar com ele na Basílica de Roma. Uma reunião está marcada. - Disse um emissário que representava o Clero.
- Quando se dará isso? - Indagou Genaro, da baia onde cuidava dos seus cavalos.
O outro então respondeu:
- O mais breve possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário