sábado, 18 de abril de 2009

Nota 10 ás mulheres


Uma canção que gosto, que motivou e embalou a juventude de muita gente, tem seu refrão mais ou menos assim: "Mulher, mulher, na escola em que você foi ensinada, jamais tirei um dez, sou forte mais não chego aos seus pés."
Este trecho musical, feito por Erasmos Carlos, retrata bem a importância, a força e a grandeza da mulher.
Infelizmente nem todas as sociedades, nem todas as culturas e nem todos os povos respeitam os direitos da mulher como deveriam. Em alguns lugares, ainda hoje no século XXI, a mulher é tratada como ser inferior, sem direito ao voto, sem representatividade, sem liberdade e fardada apenas para o seviço do lar e o cuidado dos filhos.
E é nesse ponto que quero tocar.
Já pensou em trocar de lugar com ela durante um dia? Não? Seria bom se você fizesse isso. Já tentou memorizar quantas tarefas elas fazem? Aqui vão algumas: Preparar o café da manhã, lavar as louças, arrumar as camas, varrer a casa, lavar o banheiro, limpar o quintal, colocar o lixo na rua, tratar dos bichos de estimação, lavar as roupas, fazer o almoço, preparar o lanche da tarde, arrumar e mandar o filho para a escola, costurar as roupas, limpar os sapatos e os armários, tirar pó dos móveis e fazer a janta. Não bastasse isso ainda tem que dar atenção para o(s) filho(s) e para o marido, incluindo ai o sexo conjugal.
Achou muito? Mas não para por ai. A mulher de hoje, em sociedades democráticas mais abertas, conseguiu ganhar espaço, e por isso divide em igualdade de condições o mercado de trabalho com o homem. Então ela, além dos compromissos acimas citados, tem também de sair cedo de casa para buscar o pão de cada dia, no emprego que possui. Aquilo que outrora tinham de tempo livre para realizarem as tarefas caseiras, fica então restrito apenas para o horário noturno e os finais de semana. Acaba sendo uma jornada dupla ou até tripla. Tem de dar duro para dar conta. Isso requer muita dedicação e destreza.
Portanto valorize as mulheres. Respeite as mulheres. Elas não são sexo frágil coisa nenhuma. A era das cavernas, onde o homem arrastava-a pelos cabelos, já passou. Elas, além de trabalharem muito mais do que eu e você, também praticam o bem estar da coletividade com muito mais precisão e dedicação do que qualquer sociedade machista pode imaginar.
SHALOM ALEICHEM

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
Quando ainda eram bem meninos, chegando quase á se formarem rapazes, Francesco Riva e Boullon Marques disputaram um torneio que dava a mão de uma dama para futuro compromisso. A vitória foi de Francesco Riva que acabou derrubando seu oponente duas vezes do cavalo. Boullon perdera o duelo e a moça. Mais o pior golpe ainda estava por vir. A moça que ficou como prometida para Francesco caiu em desgraça quando seu pai, um rico Duque das terras altas de Nápoles, perdera todas as suas terras para invasores, e preferiu se matar ao golpe da própria espada do que se ver na miséria. Francesco, ao saber do fato, foi até o Castelo da bela, retirou-a de lá, pagando dinheiro por isso aos conservos e depois, para surpresa de Boullon, foi vendê-la á peso de ouro como escrava á navegantes que cruzavam o Mediterrâneo. Boullon jamais se esqueceria disso. Ele amava aquela jovem. Nunca a venderia por preço algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário