domingo, 19 de abril de 2009

Bons tempos aqueles...


Quem não tem saudades da infância, hein? Quem não se lembra com nostalgia da época em que a vida era menos corrida, menos evoluida, menos cheia de coisas, mas muito mais cheia de calor e afeto humano. Quem não se recorda das molecagens, das enrascadas e das peraltices que fez ou se meteu? Não conheço um só ser que não tem saudades dos tempos que ficaram para trás. Se você não é tão antigo com certeza se lembra da calça boca de sino, do megafone, da brilhantina, dos bailes de salão... Parecia ser melhor do que os dias e tempos atuais. Há quem diga que realmente eram. Meus pais e avós, que viveram em tempos ainda mais remotos, teimam em afirmar isso. Alguns amigos também dizem o mesmo. Quer tenham vivido na miséria ou na abastança, todos são unânimes em afirmar que "antigamente era muito melhor".
Mas pergunto, discordando um pouco disso, será que era melhor mesmo? Antes de tentar responder pare um pouco. Reflita, relembre o máximo de fatos que puder, volte no tempo e tente repassar sua vida, naquela época, em sua adolescência ou infância, em apenas alguns minutos. Pronto, agora que já fez isso, responda com sinceridade: sua vida antigamente era melhor?...
É claro que fatos tristes, como a perda de parentes e amigos, irão pesar em algumas respostas. Nesse caso, se esse for o único motivo pelo qual você gostaria que o tempo voltasse, então é válido que o tempo volte mesmo. Estas vidas não teriam se perdido e você ainda poderia estar junto delas.
Mas fora isso, em uma análise mais abrangente, posso afirmar que a vida de hoje é a evolução e a maturidade da vida antiga. Portanto é muito melhor.
Comparemos brevemente. Você trocaria seu carro pela charrete? Trocaria a luz elétrica pela lamparina? A TV pela sala vazia e as histórias de mula sem cabeça? As roupas que hoje enfeitam as vitrines das lojas pelas feitas de saco de batata? Os aparelhos de sons ultra-modernos pelo megafone? Os sapatos e tênis atuais pelo tamanco? Não, é claro que não. Ninguém trocaria.
E isso sem contar as evoluções que tivemos nesses ultimos anos, tais como o celular, a internet, o micro-ondas, o avião, o foguete, etc, etc, etc... Qual destas invenções tem similar na antiguidade? Qual hobby do passado é melhor do que qualquer destes brinquedinhos futuristas?...
Recordar-se dos bons momentos é salutar, mas desejar que tudo volte a ser como era antes é o mesmo que querer entrar no ventre de sua mãe com cordão umbilical e tudo.
SHALOM ALEICHEM

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
Já sua esposa Gioconda ajudava na colheita e fazia os trabalhos da casa. Apesar de já não possuir um único fio negro de cabelo em sua cabeça, ela era ativa, e sempre que podia ia á Igreja rezar. Nessa mesma noite, ao terminar os seus afazeres, ela se lembrava de como vieram parar ali, e de como começaram suas vidas no campo. Essa triste lembrança afetava seu humor, amargava seus dias e lhe trazia a triste constatação de que morreriam pobres e miseráveis naquele lugar. Mas ainda assim nunca deixava de incentivar os filhos á tentarem uma vida melhor e mais digna.
- É, o Alberto já dormiu. - Disse depois que se virou e observou o ronco pesado do marido.
Ah, Alberto era tão romântico e delicado. Que saudades daquele tempo á beira do mar, o cheiro suave das plantas e a vida menos sofrida... Os navegadores compravam conosco. Os mesmos navegadores que depois se envolveram em guerras... Guerras, para que isso? Só serve para destruir os sonhos. Minha juventude se foi mesmo... Agora meu marido só me diz: Ah, minha velha! E eu só posso retribuir: Ah, meu velho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário