sexta-feira, 24 de abril de 2009

Livros: A fonte do saber


Você gosta de ler? Você tem costume de ler? Quer seja revista, jornal, livros ou quadrinhos, qualquer um desses porventura atrai sua atenção para o primordial: a leitura?
Se sua resposta é sim significa que você está em um bom caminho. O caminho do aprendizado, do conhecimento e do saber. Um caminho que certamente trará luz e respostas á você. Quaisquer que sejam suas dúvidas, medos, anseios, limitação ou ignorância serão sanados através do hábito da leitura. Ler é render-se ao desconhecido. Ler é querer aprender. Ler é, antes de tudo, envolver-se, apaixonar-se, inteirar-se com algo novo.
Mas na leitura alguns enigmáticos mistérios acontecem. Primeiro porque nunca lemos tudo e de tudo. Segundo porque não temos a capacidade de gravar tudo. E terceiro porque sempre há algo que precisamos ver ou rever. Por isso você poderá se deparar com alguma coisa velha, tipo uma história antiga, já contada, mas que poderá achá-la interessante. E porque? Porque você não a conhecia em detalhes. E isso certamente ocorrerá com temas que você julga dominar, mas que no fundo, assim que sentar-se para ler algo á respeito, verá que alguns detalhes tinham lhe passado despercebido. Enfim, há mil motivos para ler.
Agora se sua resposta a minha pergunta inicial é não, não fique tão triste ou desapontado. É claro que você está perdendo um mundo de oportunidades e conhecimentos, mas nem tudo ainda está perdido. Veja só a internet. Ela veio para revolucionar até isso. Conheço pessoas que dizem que não leem e que não gostam de ler. Como a maioria dos brasileiros. Mas isso é uma inverdade. Quando se está em uma sala de bate-papo ou em um messeger o que fazemos? Escrevemos e lemos. Isso! Na verdade temos que ler aquilo que as outras pessoas mandam para nós.
Portanto assimile: Não há um humano sequer que saiba tudo, e também não há um humano sequer que não saiba nada. Por mais alienado que alguém possa ser, com certeza esse alguém deve ter aprendido alguma coisa na vida. Burro é só aquele animal, parente do jumento e da mula... Mas isso é consolo que não conforta á todos. Então mãos a obra e boa leitura!
SHALOM ALEICHEM

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
- Sei de sua fé e boa vontade para com os mais necessitados. O que fez foi uma boa atitude, mas isso não é uma maneira correta de agir para um principiante na carreira Clerical. - Disse o Reitor pausada e pacientemente.
- Por quê? - Indagou inocentemente.
Ora, por quê?...
- Bem, - argüiu Asebes, - primeiro porque seus livros serviriam por toda a vida, e comida é comida, daqui á pouco não haverá mais nada. E outra coisa, esse não é um problema seu. A fome existe desde que o mundo é mundo.
Ele não aceitava aquela resposta.
- E de quem é o problema então?
- Ora de quem,... Dos Reis e de pessoas de poder que podem cuidar dos miseráveis.
- Mas a Igreja não é um desses poderes? Ela não serve para matar a fome dessa gente? - Perguntou, recusando-se a crer o que ouvia.
Ele insiste com isso. Se a Igreja tiver uns vinte alunos iguais á este rapidamente ela irá a falência! Pensou Asebes.
Depois de uma pausa, Asebes então prosseguiu:
- Escute rapaz, a Igreja não pode alimentar á todos que tem fome. Já pensou se ela se incumbir desta tarefa? Quantos filhos ela terá? Agora se realmente você quer vender os outros livros que ainda resta, e for dar de comer á esses miseráveis novamente, vá e faça isso, afinal de contas são seus livros mesmo. Mais depois não me venha com arrependimentos pelo que fez.
- Obrigado pelo conselho. Onde posso oferecer meus outros volumes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário