domingo, 5 de abril de 2009

A escola da vida


Estranho é ficar sem estudar ou aprender algo. Desde o jardim de infância, passando pelo ginasial, pelo segundo grau, depois pela faculdade, pela universidade, e por fim chegando ao mestrado e ao doutorado, você sempre será incitado a conhecer e aprender sobre a vida e o mundo em que vivemos. Mas mesmo quem não teve a oportunidade ou vontade de estudar tanto assim, também recebe, ao longo de sua trajetória, ensinamentos proveitosos e significativos.
Na verdade, enquanto estamos vivos, sempre aprendemos alguma coisa. Á cada novo dia recordamos o que já sabemos e abrimos espaço para uma nova informação, para um novo aprendizado, para um novo acontecimento ou para detalhes que no dia anterior lhe passaram despercebidamente. Quer seja na sua profissão, no convívio familiar, no seu ciclo de amigos, na sua comunidade, em sua igreja, e até mesmo sozinho, você irá se deparar com novas ou velhas coisas que irão lhe ensinar algo. Não precisa estar muito "ligado" ou "antenado" não. Basta notar um detalhe: Sempre quando fazemos alguma pergunta para alguém, significa que estamos atrás de informação. Portanto aquela resposta, assim que obtida, será um ensinamento á mais na sua vida.
É claro que se você puder parar um tempinho nos seus afazeres, a fim de meditar na sua e nas demais existências que estão ao seu redor, com certeza o número e o grau de aprendizado será ainda muito maior. A escola da vida tem milhares de coisas que gostaria que você soubesse. Pode ser com as flores, com as plantas e até com os animais. Pode ser com as estrelas, com a lua ou com o sol. Poderá ser também com milhares de outras coisas visíveis e até mesmo com as invisíveis. Para qualquer lado que olhe ou reflita você sempre achará um ávido "professor" tentando lhe instruir em algum assunto.

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
A Igreja de Gumyel D’yzan, onde Antônio Gusmão era Reitor, ficava próxima da cidade de Caleruega. Fora neste lugar que muitos dos Sacerdotes do Reino de Castela e Leon haviam iniciado. A alfabetização era concedida com total propriedade pelos professores, fazendo com que destacados Clérigos da Igreja orientassem novos alunos para fazerem seu aprendizado também ali.
- Eu sei que ele já é alfabetizado, mas há muito que aprender. Esse menino começara á prender a ser um grande homem. A educação dispensada á cada aluno lá faz com que se tornem ávidos no trato pessoal. Isso também facilitará no caso de vocês irem visitá-lo. - Disse Antônio Gusmão, convencido de que aquela era a melhor opção para aquele menino.
- É claro que sim. Iremos vê-lo sempre que pudermos. Mesmo que fosse longe daqui nós nunca deixaríamos nosso filho isolado, de jeito nenhum. - Disse Félix convicto de que tomara a melhor e a mais difícil decisão de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário