quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Como foi sua festa?


A raça humana é festeira por natureza. Faz-se festa por quase tudo. Celebra-se nascimentos, aniversários, casamentos, bodas, em em alguns Países até mesmo a morte não é vista com tanta tristeza, já que fazem uma espécie de coquetel com comida e bebida para que os parentes, e o prórpio defunto, se sintam confortáveis diante deste momento de separação.
Existem também as festas religiosas. Estas por sinal tomam grande parte do nosso calendário. Ainda mais se este lugar for comandado pelas leis de Roma, dai então certamente você terá diversos motivos para celebrar. Isso sem esquecer de mencionar as tais datas próprias para a diversão do comércio, como: Páscoa, dia dias das mães, dos pais, das crianças, da padroeira, natal e por que não dizer o ano novo. Festa, festa, festa... Quanta festa! Até parecem que se importam com sua alegria. Talvez queiram fazer com que se sinta mais feliz, não?...
Deus também gosta de festas. Gosta tanto que determinou algumas delas para que observássemos. Cito algumas aqui: Yom Kippur (dia do perdão); Pessach(livramento do Egito); Shavuot(entrega da Torah no Sinai) e Sucot(festa das cabanas).
Então, sem querer estragar seus distintos e inimágináveis motivos para comemorar, recomendo, com carinho, para que da próxima vez que você for celebrar algum feriado ou alguma data festiva, principalmente as religiosas, que procure indagar, descobrir e até mesmo se certificar se aquilo que se está festejando é mesmo para se festejar.

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
"- Engraçado, eu nunca vi um tecido tão lindo como este lá na minha cidade. - Disse a moça que tinha vindo de uma outra região, enquanto examinava algumas peças.
- Talvez seja porque esta feira ainda não passou por lá. - Respondeu Joana D’aza.
- Acho isso pouco provável. Minha cidade é maior do que esta. Feiras tradicionais deveriam ser realizadas por lá durante o ano todo.
As feiras de negociantes eram comuns nos Reinos Espanhóis, assim como nos Condados Romanos e em outros Reinos. A palavra feira vinha do latim e significava festa. Festa essa que agora a cidade de Joana era brindada por recebê-la.
- Não fique assim amiga. Em breve estes mesmos mercadores estarão perto de sua casa. - Disse ela.
Províncias como La Rioja, e Navarra, que ficam á Leste e Nordeste respectivamente, tinham fronteiras e comercialização conjuntas com o Reino de Castela e Leon. Feiras de comércio de alimentos e roupas era uma tradição entre estes povos.
Viviam-se dias de relativa paz na região á leste do Douro. Em todos estes lugares a vida era pacata, e esta era a grande vantagem de se morar em lugares como estes. Pois não se envolviam em problemas políticos e nem nas guerras, comum nos grandes centros, mantendo-se desse jeito longe de problemas na maioria do tempo.
A cidade de Caleruega estava viva. Cheia e movimentada com o vai e vem dos vendedores e compradores."

Nenhum comentário:

Postar um comentário