sábado, 10 de janeiro de 2009

Fugindo da realidade


Você já parou para observar que além de lutarmos pela sobrevivência diária também fazemos coisas para fugir da realidade? Isso pode até parecer óbvio para certas pessoas, mas para a maioria creio que não. Fazem movidas pelo inconciente. Na verdade possuem disfunções, traumas, complexos e outras características depressivas que, de uma forma ou de outra, os conduzem á viverem fora da realidade. Parece ser mais fácil acreditar no irreal do que pôr os pés no chão e assumir a nua e crua realidade de suas vidas.
Lembro-me muito de um amigo, já falecido. Ele queria sempre estar por cima, contar vantagens, vangloriar-se, estar no top. Certo dia apareceu onde eu estava. Eu assistia á um concerto de rock, que era transmitido pela TV, em video-tape. Sabendo, ou imaginando o que eu diria, ele se antepôs e disse: "Ah, esse show eu assiti ao vivo no meio do povão!" Dai pensei cá comigo: "Bem se ele assitiu ao show desse cantor deve ter sido então em outro País, pois nunca esteve no Brasil." Mas antes que eu pudesse me expressar ele adiantou-se novamente, querendo, como dizem na gíria: "tirar onda", e falou em alto e bom tom: "Foi, eu vi esse show sim. O desse cara ai(não sabia nem dizer o nome do cantor) e daquela banda do Fred Mercury. Ano passado eles se apresentaram no Rio, no Rock in Rio, na Apoteose."
Bem, para não me alongar, depois de pesquisar para certificar-me ainda mais, observei que na lista dos cantores que se apresentaram no Rio de Janeiro, naquele ano citado, nenhum daqueles cantores haviam estado lá.

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
"- O que foi pai? - Indagaram eles.
- Um senhor, eu creio que era da minha idade, disse-me das histórias de São Brandão.
- Eu vi quando ele se aproximou do senhor. - Disse o filho caçula.
- Vocês já ouviram?
- Não. - Responderam.
- Pois então, esse santo navegou pelo mar até os confins da terra e encontrou a ilha da felicidade!
- É mesmo,... Que incrível! - Exclamaram eles estasiados.
- Sim, é verdade. - Respondeu-lhes o pai também feliz com a novidade.
E prosseguiu:
- Lá o sol nunca se põe... As frutas deixam as pessoas mais jovens... As águas do rio tiram as doenças... As serpentes têm na testa um olho de esmeralda e as folhas das plantas para serem carregadas são necessários vários homens!
- Oh!
-... Um anjo apareceu para São Brandão e pediu para que ele retornasse e contasse essas maravilhas. Isso não é fabuloso?
- Sim, sim."

Nenhum comentário:

Postar um comentário