domingo, 18 de janeiro de 2009

Ocidente e Oriente


A influência que nós, do lado Ocidental do globo, temos, através dos quase 600 anos de dominação romana na América, e os mais de 1500 anos na Europa, é indiscutível. Assim como também o é indiscutível as mazelas e faucatruas perpretadas por esses mesmos líderes. Há influência nas artes, na música, na canalização de águas, na arquitetura e em muitas outras coisas do nosso cotidiano. Sua importância é inegável quanto ao desenvolvimento urbano, democracia(extraida dos Gregos), na língua e até no conhecimento de Deus.
Mais é ai que as coisas se complicam.
O Deus original, o Deus Hebreu, criador dos céus e da terra, ficou renegado ao segundo ou terceiro plano. Criaram mediadores, criaram santos, criaram até uma mãe geradora de tudo, com novas leis, novos dogmas, permitindo até mesmo que simples padres pudessem expurgar pecados. É, acho que o Deus verdadeiro não ficou em segundo ou terceiro plano não, pois a lista é ainda maior.
Roma, Roma, Roma... prostituta, que se embebeda com o vinho dos mercadores... ai de ti, ai, ai de ti...
Ainda bem que o mundo, do lado Oriental, nunca caiu totalmente em suas mãos, senão estaríamos perdidos.
SHALOM ALEICHEM

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
"Depois de ter mantido alguns contatos com comerciantes e vassalos da região, e feito boas transações comerciais de alguns produtos produzidos em sua terra na colheita anterior, ele se dirigiu para a Basílica principal.
Mantendo forte amizade com um dos principais Cardeais da cidade, sempre que ia à grande e portentosa capital da sé Católica, Félix não evitava ir à grande Basílica de Latrão para rezar e conversar com o amigo Ambrósio Vittini. Este Cardeal havia sido o grande incentivador para que seu irmão seguisse o Sacerdócio.
Ele sempre foi um grande conselheiro e professor. Fez questão de orientar meu irmão em tudo quanto foi preciso. Pensou Félix enquanto atravessava os pórticos da grande Basílica.
Ele estava no centro do poder da Igreja."

Nenhum comentário:

Postar um comentário