domingo, 4 de janeiro de 2009

PROBLEMAS e problemas...


Existe uma música de um grupo de rock, do qual gosto bastante, que diz assim: "Todo mundo tem problema, se você falar de mim eu digo o mesmo de você... Resolve o meu problema ai, todo mundo tem problema..."
Agora pense, isso é mesmo uma verdade. Todo mundo tem problema. Apenas o tamanho e importância deles é que se diferem. Quando ouço duas "madames" conversando sobre seus problemas me dá vontade de rir. "Ah, meu cachorro quase não tem passeado na rua por causa dessas ultimas chuvas. Só de pensar nisso quase não tenho dormido."
Ou então certas jovens moças, cheias de vaidade, quando contam seus "terríveis" problemas umas as outras: "Estou tão assoberbada hoje. Ainda não fiz minha unha. Como poderei ir á festa?" E a outra, bem arrumada, de unha feita, argumenta: "E eu, que ainda não consegui comprar aquele vestido que te mostrei. Você acredita, estou sem roupa para poder ir."

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
"- Calma minha amiga, estou aqui para te ajudar. Sei que está triste e esse abatimento deve-se pelo fato do seu filho não andar não é mesmo?
Com a pergunta, na mesma hora Joana chorou.
Abraçando-a, tentando consolá-la, Maria fazia o papel da verdadeira amiga que se condói com o problema do próximo.
- Ele é um menino tão lindo, - disse Maria, - você não deve se sentir assim.
Tentando conter as lágrimas que rolavam abundantemente pelo seu rosto, Joana deixou finalmente escapar aquela angústia, choramingando e soluçando:
- Eu... Eu... Sou amaldiçoada!
- Não diga isso!
Fez-se uma pausa.
- O meu... - prosseguiu Joana, - Menino é... É um aleijado, e eu sou uma péssima,... Mãe.
- Não fale mais isso. Não diga uma coisa dessas. Deus poderá castigar você.
Joana parou de expressar-se daquele jeito e enxugou as lágrimas.
Mas apesar de não dizer mais nada ela ainda soluçava muito. As duas abraçaram-se comoventemente e Joana voltou a chorar. No fundo Joana não se sentia uma incapaz, mas como não conseguia resolver a deficiência do menino sua frustração tendia a aumentar. O dinheiro que possuíam de nada servia para este fim. Seu filho menor tinha uma doença incurável."

Nenhum comentário:

Postar um comentário