sábado, 28 de março de 2009

Falou o que não devia...




















Quando dizemos algo, emitindo uma opinião sincera, podemos alegrar ou ofender alguém.
Recentemente o Papa, líder da Igreja cristã, proferiu sua opinião á respeito do uso de preservativos. Ele disse: "A solução se encontra em um despertar espiritual e humano, e na amizade para com os que sofrem".
O pontífice ainda defendeu que: "a fidelidade e a abstinência são as melhores formas de combater a doença, ao invés da larga distribuição de camisinhas".
Se pensarmos pelo lado ético, moral e religioso da questão veremos que ele não está de todo errado em afirmar tais coisas. Uma mudança de comportamento, profunda e com bases sólidas, melhoraria e impediria que esta terrível doença continuasse se lastrando pelo mundo afora.
No entanto, as declarações causaram espanto em alguns ativistas que dizem que o uso de preservativos é um dos únicos métodos comprovadamente eficazes de combate à doença. E não ficou só nisso. O pronunciamento de Bento XVI gerou um terrível mal estar na sociedade Francesa. Como irônica resposta imediatamente lançaram camisinhas com a foto do Papa, e os dizeres: Eu disse não.
Isso demonstra claramente como uma notícia ou uma opinião diversa pode acarretar transtornos inimágináveis. Quem, em sã consciência, imaginaria que um dia veria o rosto de um Papa no rótulo de um preservativo?

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
- Essas malditas cruzadas não só incomodam á mim, mas á todo o Clero, ao povo e á vocês também! Estas lutas são uma infâmia, um absurdo e um verdadeiro desperdício de dinheiro e vidas!
Fez uma pausa, e depois pediu desculpas pelo jeito grosseiro com que respondeu á indagação do aluno.
Voltando á se recompor, sem dar detalhes particulares sobre seu ódio e repulsa das lutas no Oriente, Vittini lembrou-lhes do que havia sido a segunda expedição dos cruzados ao Oriente. Prestem atenção, disse ele:
-... O beato Eugênio III, juntamente com São Bernardo de Clairvaux, no ano de 1145, incentivou o povo á luta... Um nova luta,... Inimigos, guerras,... Novamente os Muçulmanos.
Fez uma outra pequena pausa.
Ele agora narrava com emoção, e prosseguiu assim:
- Lembro-me como se fosse hoje; a notícia, alastrando-se em Roma, de que o Condado de Edessa havia caído nas mãos do inimigo. Isso causou um mal estar terrível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário