domingo, 15 de março de 2009

Blá, blá, blá...


Você gosta de ser enrolado? Creio que não. Ninguém gosta. Mas tem gente que deve gostar, ou pelo menos parece que gosta. Pois existem pessoas que falam, falam, falam e nada dizem. E para estes enrolões existe o público que o assiste passivelmente. Já notaram isso?
Existe enrolação de tudo quanto é tipo. Seu patrão pode querer te enrolar quando o assunto é aumento de salário. Sua mulher pode querer também te enrolar quando o assunto é sexo. Seu marido pode te enrolar no que concerne á melhoria na casa, no corte da grama, na lavagem do carro, etc.
Até mesmo o Padre da paróquia, ou o Pastor de sua Igreja, podem te manter sem a informação devida, caso queiram que você seja apenas um simples membro mantenedor das obrigações sacerdotais. E dai vão "enganbelando", arrumando estratégias de mantê-lo na ignorância.
Mas as enrolações podem ter proporções muito maiores que essas já citadas. Enrolar, embromar, fazer de conta, contar lorotas, enfeitar, despistar, na verdade é uma atitude de quem nunca, mas nunca mesmo, irá contar a verdade. Quando você vê um político dissertando em público, rodeando, rodeando, rodeando, é porque ele, na sua habilidade de enganar, quer apenas iludí-lo, ao invés de adentrar fundo nos problemas da comunidade ou de seu governo. Até mesmo porque o ato de muito falar não é a melhor forma de explicar o que está oculto.
Todo assunto, todo debate, todo questionamento, toda dúvida, requer uma resposta direta e objetiva. E bom é que seja assim. Direta, sem rodeios, sem disfarçe e sem mentiras.

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
-... Encontrei um forasteiro que me ajudou.
- Benedito, - disse o Papa interrompendo-o novamente, - quero ouvir coisas importantes, chega de rodeios.
- Desculpe Eminência. É que achei que seria interessante passar a vossa Senhoria que fui acolhido por um estranho morador, que se dizia Ateu.
Lá vem ele com delongas.
Sem notar que a face do líder da Igreja estava encolerizada, Benedito prosseguiu sua narrativa:
- O tal milagre tinha superlotado aquele vilarejo,... Foi quase impossível ficar sozinho para falar com o tal Padre ou Reitor, como queira. Bem, sei lá o que ele era direito, acho que era Padre. Foi tanta confusão que não me lembro mais direito o que ele era...
Nem eu, ufa! Quanta enrolação. Vai ver que não anotou nada do que está dizendo. Pensou o Pontícife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário