sábado, 13 de dezembro de 2008

A idade média e o mundo de hoje


Quando lembramos da Idade média, remetemos nossas mentes á Castelos, Reis, Rainhas e súditos. Uma das histórias que mais vem em nossa lembrança é a famosa saga do Rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda. Os contos das Brumas de Avalon, certamente para menos adeptos, fazem também parte da imaginação coletiva. Essas narrativas são então, por assim dizer, maravilhosas, imbatíveis e insuperáveis. Mas existiram fatos, pessoas, acontecimentos e intrigas que, independente de ser fábula ou não, ainda perduram em nossos dias. Grande parte das crenças religiosas contemporâneas do Ocidente foram e são ainda influenciadas pelos movimentos iniciados nos antigos séculos XI, XII e assim por diante. A Idade média, portanto, ainda não findou.
Segue abaixo uma parte da sinopse de um livro que também relata os tempos antigos:
SHALOM ALEICHEM

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
"Houve um tempo em que a Igreja queria ser a senhora de quase tudo...
Uma triste mãe, desejando ter seu filho caçula curado e, ao mesmo tempo, obter a graça de Deus para que sua madre fosse aberta para um novo nascimento, influenciou a trajetória das pessoas da família Gusmão. Só um milagre poderia mesmo abrir as portas de tal realização. Assim, na busca desta maravilhosa benção uma novena religiosa foi marcada. Nela acontece a visão que marcaria e mudaria de vez a vida de todos. O anúncio de que um menino viria e traria luz ao mundo, pôs um ponto divisor no rumo dos cristãos."

3 comentários:

  1. A parte da sinopse que foi postada pertence ao livro: "Quem és tu Domingo?", de Marcos Ferreira, ainda não publicado, mas já registrado e pronto para comercialização em CD, internet ou newsletters individual. Nos próximos dias os blogueiros receberão mais detalhes desta obra literária, assim como pequenas partes e assuntos abordados pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. que oi voce que escreveu tudo isso????? Legal demais!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Vc eh phodástikow!!!Muito sucesso nesse blog Markin!!!Te adoro, bjoux.

    ResponderExcluir