quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A história que ainda não foi contada


Quando vou a uma biblioteca ou livraria me pego pensando: "Sobre o que vou ler dessa vez? Qual história que eu ainda não li?"
Mas, depois de folear algumas páginas, de observar alguns títulos, percebo que esse pensamento se esvaiu completamente e o que ficou foi o interesse em adquirir, quer seja comprando ou pegando emprestado, uma outra forma de visão á respeito daquilo que me chamou a atenção naquele momento. Entendeu? Não? Eu explico.
Depois que a mente se esvazia, ela simplesmente quer se encher de alguma coisa. É isso que acontece comigo depois que os tais pensamentos sobre qual história ler vão embora. Não importa se o tema agora desejado não era mais aquele conto mirabolante que antes imaginava que iria ler. Ou até mesmo se é uma história repetida. O importante é observar uma outra visão, uma outra ótica, sobre o assunto.
Na verdade, ao que me parece, não há nenhuma história que não tenha sido contada pelo menos uma vez. Pode ter sido em uma coluna de jornal, ou em um livro, em um filme, em algum documentário, e até mesmo em um desenho animado. De um jeito ou de outro você já deverá ter ouvido a tal história que disseram que nunca antes tinha sido contada. Isso é ainda mais real quando abrimos nossa mente para as mais infinitas maneiras de se contar algo. Por exemplo: Uma criança, deitada em seu berço, ouve histórias de sua para dormir. Um pregador, do alto do púpito, conta histórias para angariar membros. Um político, antes da eleição, inventa histórias para conquistar eleitores. E por ai vai...
Por isso insisto: É sempre bom ouvir, ver ou ler uma história, seja ela real ou não, mas o importante é aprender sempre. Então, já que o que ficou para trás, em um passado longinquo, nós também chamamos de história...
SHALOM ALEICHEM

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
"- Filho, se quer mesmo saber sobre certas “mudanças”, terá basicamente que aprender sobre o período que compõe o final do século XI e início do século XII, isso sem deixar de lado vários acontecimentos importantes dos séculos anteriores. Daí você vai precisar entender sobre o que foram as cruzadas, principalmente a cruzada Albigense. Terá também de aprender sobre os líderes religiosos, sobre os Papas, os Templários, sobre o Santo Graal e até mesmo sobre alguns Reis e Imperadores. Precisará compreender o que foi o feudalismo, seus vassalos e camponeses. Além, é claro, de ter que assimilar parte da história que não foi contada pela Igreja, e da realidade de alguns ritos e de regras de outras crenças religiosas. E por fim você terá de saber á respeito da Inquisição e dos Dominicanos.
- Isso tudo? - Indagou o filho, sentindo-se agora pequeno em meio á tantas informações que seriam necessárias para que ele compreendesse o período da Idade Média, o mesmo em que ocorreram tais mudanças."

Nenhum comentário:

Postar um comentário