sábado, 27 de dezembro de 2008

Em que mundo estamos?


Não tem sido pouco comum assistir ao noticiário televisivo e chocar-se com as drásticas notícias que nos rodeiam. As vezes são as enchentes, provocadas pelas intensas chuvas de verão, que destroem famílias, casas e cidades inteiras. Já outras vezes os repórteres dão enfase para a chamada desertificação, que é provocada pelo excesso de sol nas lavouras. E pior que isso, mostram o inusitado contraste de regiões próximas, pois nestes lugares de grande calor acontece justamente o oposto: a falta de chuva. E dai o gado morre sem água, as plantas não resitem e a terra fica estéril. Isso realmente choca.
E também há as notícias de crimes ediondos; de corrupção desenfreada; de tráfico de drogas na favela e no asfalto; crimes sem punição, principalmente os de colarinho branco; justiça lenta e parcial; inflação; aumento de impostos; desemprego; e isso; e aquilo; e aquilo outro... São notícias ruins, principalmente para quem é o protagonista destas cenas. Já se imaginou perdendo sua casa com a elevação das águas? Já passou por uma plantação de frutas ou de legumes e viu tudo se perder pela falta de chuvas? Enfim todos esses males acontecem quase que diariamente ao redor do planeta.
Agora abro aqui um parenteses para citar uma notícia, que quando é dada em qualquer jornal, me indigna demais: Os escândalos sexuais dos ditos "sacerdotes da igreja". O sexo depravado e pecaminoso lastrou-se entre a liderança religiosa. E tem mais, já que estes depravados não trasam apenas com mulheres adultas não. A pedofilia está em todas as camadas sociais, mas jamais era para ter ganhado a proporção que ganhou. Este infame, nojento, repugnante e pernicioso mal, considerado por muitos como desvio de conduta irremediável, encontrou brechas profundas, e se alojou, no meio daqueles que eram para cuidar do povo. Escândalos e mais escândalos tem feito parte do noticiário diário. Quase que é comum ouvir algo do tipo:"Padre foi pego no banheiro da sacristia fazendo sexo oral com um adolescente". Ou então:"Preso pastor que aliciava menores para fazerem sexo em sua própria casa".
Me dói e me chateia muito quando aqueles que deveriam trazer as palavras de Deus trazem as mazelas do inferno.
SHALOM ALEICHEM

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
"Ramirez Calderon não era muito afeito a dar conselhos sobre casamentos, principalmente lidar com os maridos. Antes ele preferia tratar direto com as mulheres e assim poder assediá-las. Quando não encontrava brechas para atacar as vítimas, era obrigado á ouvir os esposos, como nesse caso, geralmente resumindo tudo dando apenas as penitências, tais como rezar as ave-marias ou até mesmo os sacrilégios, que consistiam em passar várias horas de joelhos ou passar muito tempo trancado em um cômodo escuro pedindo perdão. Mas diante de si estava um dos maiorais da região, um sujeito rico, que com apenas uma doação poderia fazer alavancar uma grande reconstrução na Paróquia.
Desta vez tem que ser diferente. Esse rapaz nem sempre vem aqui, prefere ir à Igreja de Palência, ou mesmo de Roma. Sua esposa está invariavelmente aqui, mas ele... Pensava Ramirez, policiando-se para fazer-se mais simpático e agradável ao confessante.
- Meu filho, me diga mais para que possa ajudá-lo.
Félix não sabia por onde começar, apenas lembrava que desde o nascimento do filho caçula sua esposa esfriara com ele.
- E então, pode dizer. O que se passa contigo? - Disse o Padre.
- É meu filho menor. Ele possui uma deficiência nas duas pernas que não lhe permite andar direito como os outros meninos de sua idade, - Disse Félix, - fato este que nos incomoda por demais.
Fez-se uma pausa. De ambos os lados surgiam perguntas.
- O que faço Padre?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário