domingo, 28 de dezembro de 2008

Lendas e mitos que povoam a mente humana


Volta e meia me deparo com fábulas muitos comuns que são ditas pelas pessoas quase que diariamente. Estas mitologias, baseadas em contos antigos, acabam tornando-se tão corriqueiras que nem paramos para prestar atenção nelas. Outras vezes, e não poucas, até repetimos as mesmas coisas que ouvimos, sem nos darmos conta, passando pra frente, dando assim continuidade á essas mesmas baboseiras. Coisas do tipo:"Papai noel vai trazer um presente se você se comportar." Ou:"Temos que entrar o ano novo de branco para trazer paz ao mundo." E ainda:"Se não aceitar essa ou aquela religião você vai ser condenado no inferno."
Por estarmos no fim do ano lembro-me de certas simpatias que inumeras vezes iludem o povo menos culto, fazendo-o obedecer cegamente ao que é mandado. Há quem não coma frangos ou outros animais que ciscam para trás, com medo de sua vida dar também de ré. Outras incentivam ao afoito, "por sugestivas melhoras na virada de ano", para que este coma sete uvas e pule sete ondas, pensando simultâneamente em um bom pedido á cada feito desse. E isso vai muito além, mas prefiro parar por aqui nas simpatias para citar um autor que foi também muito criativo e cheio de imaginação, captando do seio do povo suas crendices e medos. Boi tatá, curupira, saci-pererê, entre outros, ganharam vida e notoriedade graças á Monteiro Lobato. Sim ele, o autor do sitio do pica-pau-amarelo, apenas traduziu e revelou o temor que as pessoas sempre tiveram do desconhecido.
SHALOM ALEICHEM

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
"O medo de arderem no fogo do inferno, implantado pela Igreja, na cabeça dos fiéis, era algo muito utilizado para aprisioná-los em seus dogmas. Só de imaginarem que teriam de ficar em um lugar cheio de fogo por todos os lados, ao lado de um sujeito com tridente, chifres e rabo isso causava um verdadeiro pavor em todos. Quando o Clero cismava de implantar alguma nova doutrina, mudando a antiga, a expressão usada era:
“Senão obedecerem á Santa Igreja suas almas irão padecer junto do diabo e de seus anjos.”
Ou ainda:
“Se não quiserem aceitar os conselhos e as palavras do Senhor, todos vocês vão queimar no fogo do inferno.”
A Teologia de um inferno que queima eternamente, juntamente com a idéia do Purgatório, onde se fica provisoriamente pagando os pecados a fim de purificar-se, vinham sendo impregnadas ao conhecimento de todos desde o princípio do Catolicismo. Já nos primeiros séculos da era comum o Clero massificava essas errôneas pregações no seio do povo, fazendo-o massa de manobra."

Nenhum comentário:

Postar um comentário