quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ainda não morremos



Você conhece ou já ouviu falar de Ronald Biggs? E Nelson Mandela, você lembra dele? O que esses dois homens tem em comum? Pouca coisa, diria eu.
Breves biografias:
Ronald Biggs nasceu em Lambeth, distrito da cidade de Londres, em 8 de agosto de 1929. Ficou mundialmente conhecido por escapar da cadeia após participação secundária no roubo de um trem postal, denominado trem pagador, em 1963. Conseguiu, depois disso, passar por alguns outros Países, e acabou se refugiando no Brasil em 1970. Só saiu daqui em 2001 quando se entregou para a polícia Britânica, e hoje aos 80 anos cumpre pena em regime semi-aberto.
Nelson Mandela nasceu em Qunu, uma pequena vila rural da África do Sul, em 18 de julho de 1918. É considerado o principal representante do movimento anti-apartheid(vida separada) - regime no qual os brancos detinham o poder e os outros povos eram obrigados a viverem separados. Foi também visto como ativista, sabotador e guerrilheiro em luta pela liberdade, comandando um grupo paramilitar contra o Governo, ficando sujeito á prisão e julgamento em 1962. Após sua libertação em 1990 concorreu e venceu a eleição para Presidante em 1994. Terminou seu mandato em 1999 e voltou-se para causas sociais e para os direitos humanos. Hoje, aos 91 anos, com a saúde bem frágil, vive fora da política apenas recebendo homenagens.
Porque então falar desses homens? Porque citá-los, já que mesmo tendo inícios semelhantes tiveram na sequência da vida caminhos totalmente opostos? Respondo suscintamente.
Quando ficamos algum tempo sem ver uma pessoa nós imaginamos diversas coisas. As vezes chegamos a pensar que a tal pessoa em questão ficou rica e está viajando e aproveitando a vida á vontade. Outras vezes até imaginamos que ela se mudou e mora agora em outra cidade ou em outro País. Mas quando esse tempo de ausência se alonga demais, por anos e anos á fio, dai só conseguimos imaginar uma coisa: fulano deve ter morrido.
Pois é, isso acontece com todos nós e, para não deixar de ser, aconteceu comigo também esses dias atrás. Eu não via e nem tinha notícias dessas duas figuras públicas á muito tempo. Aliás, nem me lembro quando foi a última vez que ouvi falar em Biggs ou em Mandela. Para mim todos os dois já estavam mortos. Mas dai, acompanhando o noticiário internacional, verifiquei que não.
Pode até ser que eles estejam, por causa da idade, bem perto da sepultura, mas de forma alguma chegaram lá. Então longos anos de vida para eles!
SHALOM ALEICHEM

Trecho do livro: Quem és tu Domingo?
- Eu sempre me lembro de como deixei Enzo aos cuidados daquelas bruxas. Como será que ele está depois de tantos anos, hein? - Indagou Boullon Marques ao seu filho Bonifácio, enquanto cavalgavam nas encostas procurando algum atalho para começarem a subida mais ingrime.
Eles formavam um pequeno grupo enviado pelo Papa Inocêncio a fim de sondar a área para futuras invasões militares. Faziam o mesmo trabalho que um dia Frederico Fresi realizou. Buscavam informações, confirmações de certas suspeitas e principalmente a descoberta de um possível segredo escondido naquelas bandas. A Igreja apontava para o quintal de casa. Seria ali o local de uma possível próxima cruzada? Importantes religiosos seguiam juntamente com eles. Bispos, incluindo Benedito Massandri, o espião preferido de Roma para tais assuntos, fazia parte da comitiva que enveredava pelas montanhas.
- Não acha que pelo tempo que já se faz ele talvez tenha até morrido? Ainda mais que ficou aos cuidados de bruxas... É totalmente perigoso confiar neste tipo de gente! - Disse Bonifácio, irônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário