sábado, 25 de dezembro de 2010

Feliz... Feliz, o que mesmo?





















Nesta semana que passou, o assunto que permeou o interesse geral das pessoas foi, sem dúvida alguma, sobre o Natal. Então, como não poderia ser diferente, eu resolvi ater-me neste fato para postar alguns comentários.

O dia 25 de Dezembro chegou. E com ele vem sempre a renovação das esperanças, o desejo de dias melhores, de mais amor, fraternidade e paz. É sempre assim. Ou pelo menos nos últimos (quase) dois mil anos tem sido desta forma.

OBS: NÃO QUERO SER ESTRAGA PRAZERES, MAS...
... Mas na realidade algo sempre me incomodou á respeito desta data.
É de concenso que Papai Noel não existe. Também é de comum acordo que Jesus não nasceu nesta data. Então o que comemora-se? Porque faz-se tanta festa, com bebidas, comidas e enfeites? Para que ou para quem é tudo isto? Porventura já pensaram á respeito?

A história revela que a origem do ícone de barba branca com vestimentas vermelhas, que voa em um trenó que é puxado por renas, remonta o século IV, e refere-se, na verdade, sobre a pessoa de NICOLAU TAUMATURGO, ARCEBISPO DE MIRA NA TURQUIA. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos "milagres" lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha, e daí correu o mundo inteiro.

Já sobre o ícone cristão a coisa também não difere muito. O Nascimento de Jesus, como é descrito no Novo Testamento, ocorreu em uma época onde o clima estava bom e claro, com estrelas nos céus, animais nos pastos, com pastores cuidando desses seus rebanhos nas vigílias da noite e relativo calor. Então é de se supor que não foi neste período do ano que ele nascera - já que lá em Israel nesta época do ano faz um frio danado, com neve e tudo...

Então porque a escolha desta data de 25 de Dezembro?
Bem, são três os reais motivos nesta data.

Para quem ainda não sabe o dia 25 de Dezembro servia de comemoração para uma das maiores divindades Romanas: O SOL INVICTUS. Este "deus" do Imperío havia sido extraído de religiões anteriores. Era praticamente um plágio de MITRA, um "deus" mitológico Persa, também conhecido como o "Sol Vencedor". Este tal Mitra era filho de uma "virgem", ARIHMAN; que por conseguinte era casada com OZMUD, mas que foi "fecundada" perto de uma fonte sagrada, debaixo de uma árvore também sagrada, á partir de uma rocha...

O segundo motivo para se "consagrar" o dia 25 era pelo fato da haver a SATURNÁLIA. Estas festividades Romanas davam-se desde o dia 17 até o dia 23, terminando bem próximo do Soltíscio de Inverno. As Saturnálias tinham início com grandes banquetes, sacrifícios e até orgias; os participantes tinham o hábito de saudar-se, acompanhado por doações simbólicas. Durante estes festejamentos via-se subvertida a ordem social: os escravos podiam considerar-se temporariamente homens livres, e como tal podiam comportar-se livremente entre os demais. Na verdade a conotação religiosa desta festa prevalecia quando uma pessoa (escolhida entre os próprios adeptos) adentrava o recinto usando geralmente um longo vestido, e trajando uma máscara engraçada com cores chamativas, dentre as quais prevalecia o vermelho. Era a personificação de uma divindade do mundo subterrâneo, identificada às vezes com Saturno e outras como Plutão. Deidades estas responsáveis pelas almas dos defuntos e protetoras das campanhas e das colheitas.

O SOLSTÍCIO - o terceiro motivo da personificação do dia 25 de Dezembro - dá-se por ser um fenômeno astronômico usado para marcar o início do inverno. Este evento natural ocorre normalmente por volta do dia 22 de dezembro no hemisfério norte, quando o sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador. Em outras palavras, a elipse solar baixa tanto na linha do horizonte que era como se o sol "morresse". Dai então, á partir do dia 25, cria-se como se fosse o "RENASCIMENTO DO SOL". Este episódio carregava forte representatividade religiosa no seio das populações místicas e politeístas, adoradoras de vários deuses.

OBS: A lista de festivais Romanos é extensiva. Para quem queira dar uma conferida, acesse este link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_festivais_da_Roma_Antiga

Em suma é isso. Então desejo á todos um ótimo dia do SOL INVICTUS, uma excelente SATURNÁLIA, e um feliz SOLSTÍCIO.

SHALOM ALEICHEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário