domingo, 19 de dezembro de 2010

BRASIL: O País da corrupção





















Houveram tantas notícias nesta última semana para serem tema de comentário aqui em meu blog, que fiquei até em dúvida sobre o que tratar.
A Dilma foi empossada pelo TSE; a Inter de Milão ganhou o mundial de clubes; o clima em alguns lugares do mundo causou transtornos; a crise do banco Pan-Americano se avolumou cada vez mais, etc...

É, mas algo em mim que ficou difícil de digerir, de engolir, após ter verificado o noticiário, foi sobre o escândalo, a corrupção que tem sido realizada pela Prefeitura de Leme - com participação do SUS - sobre a distribuição de remédios para a população menos assistida e carente.

Corrupção:
1. Depravação.
2. Suborno.
3. Alteração.
4. Sedução.

Para quem não sabe Leme fica á 188km da Capital, tem cerca de 90 mil habitantes, situa-se na bacia hidrográfica do rio Guaçu, e é, portanto uma cidadezinha de interior, pacata e tranquila.
Bem, era para ser...
Neste, digamos, vilarejo interiorano, explodiu a mais nova face da corrupção brasileira: o famoso BEIJA-A-MÃO para se obter remédios.

Fiquei triste e chocado com as reportagens que cobriram este episódio.

O Prefeito desta cidadezinha só beneficia os pobres doentes, se estes se curvarem, se humilharem, forem até o seu encontro - no gabinete municipal - para pegarem uma "autorização", para assim conseguirem o medicamento.

OBS: Sem esta "autorizaçãozinha" nenhuma pessoa consegue remédio algum. Os atendentes já são treinados para dizerem que "não há remédio nas prateleiras". Mas basta que o indivíduo consiga tal aval e o mesmo atendente lhe sorri, diz que o produto farmacêutico chegou e prontamente lhe serve. Os demais ou ficam sem ou acabam pagando pelo produto que lhes era para ser de graça...

Como sempre diz Bóris Casoy: "ISSO... É... UMA... VERGONHA!"

Basta ver o recente exemplo das pessoas que entraram - literalmente pelo cano - no projeto do Governo intitulado MINHA CASA, MINHA VIDA. Paltadas em um sonho: o de terem sua casa própria, centenas de pessoas deram todas as suas economias como entrada para a compra de um imóvel. E por fim o que está acontecendo? As mesmas não estão conseguindo adquirir seu bem, só porque nas planfetagens, nos anúncios e nas propagandas não foi veiculado um tal "limite" para o financiamento (algo entre R$100,000 e R$115,000, dependendo da localidade). Os corretores, espertos que são, usaram muito bem sua "lábia" e compactuaram com a mentira governamental. Agora aqueles que se sentiram lesados estão tentando, através da justiça, recuperar o que deram...

O Brasil é mesmo o País da corrupção. Pobre nação. Tinha tudo para ser uma grande potência mundial. Tinha. Mas nunca será. São tantos roubos, tantos escândalos, tanta propina e vantagens daqui e acolá que fica difícil encontrar alguém honesto. Como se não bastassem os crimes do colarinho branco, ainda vem os da classe B e C (e até mesmo da classe D) e praticam pequenos delitos, pequenos truques e tramóias para se beneficiarem.

São péssimos líderes dando péssimos exemplos aos cidadãos comuns, e estes, por conseguinte, vão "galhofando" - enganando e sendo enganados, comprando e sendo comprados, corrompendo e sendo tremendamente corrompidos - obedecendo ao sistema do ganha quem tem mais ou do que é mais esperto e "malandro".

Ainda bem que ainda advém raros fatos como o que minha esposa presenciou recentemente. Quando uma mulher, ao ter contratado um rapaz para consertar sua máquina de lavar, este - diferente da grande maioria - foi HONESTO E VERDADEIRO, e disse que o conserto era simples, pois as tais peças "condenadas" por um terceiro nada tinham, e que ele não lhe cobraria por algo que estava em perfeito estado.

AH, SE TODOS FOSSEM IGUAIS Á ESTE HONRADO CIDADÃO. Dai o Brasil dos brasileiros não precisaria chorar por ver tanta corrupção.

SHALOM ALEICHEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário