domingo, 24 de outubro de 2010

As paralizações na França continuam...



























Quando deparo-me com as atuais notícias da França, e seu problema em lidar com os aposentados e com as contas do INSS de lá, até parece que estou vendo a realidade brasileira. Mas não, é na França mesmo, na Europa moderna e conceituada que está havendo esta dificuldade...
Sarkozy, o Presidente Françês, resolveu encarar de frente a falta de verba, a quebradeira geral das contas públicas, e propor mudanças já.
Mesmo sem eu ter lido muito sobre esse assunto, tal fato me parece bem familiar, pois enfrentamos os mesmos obstáculos aqui em nosso País Tupiniquim, e por isso me atrevo a tecer alguns comentários.

É claro que do jeito que as coisas vão logo, logo o "barco vai quebrar". Não há no mundo nenhum orçamento, nenhuma estrutura econômica, que suporte tal disparate. A cada dia mais e mais pessoas estão trabalhando de forma informal, ou seja, sem carteira assinada, e por conseguinte, sem contribuir com os órgãos de recolhimento de pensão ou de aposentadoria de seus respectivos Países. A cada dia aumenta também o número de desempregados. Enfim, a cada instante um cem número de pais e mães de família estão ficando sem sustento - muitos talvez até estejam ficando abaixo da linha da pobreza - e dai não estão conseguindo dar de comer aos seus, nem estão pagando as contas em dia, e muito menos ainda conseguem contribuir para o sistema previdenciário, a fim de que um dia possam usufruir de algum benefício. E para piorar esse quadro, a cada dia que se passa mais e mais pessoas dependem de algum tipo de aposentadoria ou pensão.

TRADUZINDO, ESTE QUE NÃO É SÓ PROBLEMA DA FRANÇA, MAS DE TODOS EM GERAL:
Há menos pessoas contribuindo. Há mais pessoas recebendo (E estes que recebem estão recebendo por mais tempo, pois "demoram" mais a morrer). Há também muita roubalheira e desvio de altos montantes. Há verbas sendo mal empregadas. E se não fosse bastante há, porque não dizer, escassez de recursos, devido a crise mundial.
RESULTADO DISSO:
Fim do INSS!!! Fim do sistema previdenciário!!! Fim das aposentadorias e dos aposentados!!! TODOS DEVERÃO TER QUE TRABALHAR ATÉ MORRER!!!

- Será???
- Não há uma outra saída?
- E meu avô, meu pai, minha mãe, que já estão velhos demais e não conseguem trabalhar, o que farão, morrerão de fome?

Tudo o que tem sido tentado, o que tem sido feito é para, digamos, "salvar" este falido sistema previdenciário. Por pior que sejam essas medidas - pois quem está na ativa deverá ter que trabalhar mais alguns anos e contribuir com uma porcentagem maior -, estas ainda são a "tábua da beirada", ou o último suspiro para tentar manter este sistema de pé.
E é isso que Sarkozy e o Senado Françês estão se propondo fazer.

É óbvio que o povo não concorda com isso. O povo quer manter seus direitos adquiridos. Por isso o povo está nas ruas, lutando, protestando, brigando, exibindo faixas e cartazes, na ânsia de impedir tais medidas.
Mas, sem ser pessimista, não há jeito... É UMA TENDÊNCIA MUNDIAL.

O fator primordial de preocupação é: Se um dia extinguirem todas as aposentadorias, o que será de todos nós? (Afinal de contas quase todos nós temos um ou mais parentes que são dependentes de algum tipo de benefício).

E dai olho para minha situação atual e pergunto:
Quando eu irei me aposentar? Sinceramente, não sei... Até lá muita coisa irá mudar. E se pensarmos bem, já mudou. Hoje em dia contribui-se mais tempo do que a dez ou vinte anos atrás.

Então questões perturbadoras insistem em nos dominar:
- Quantos anos mais teremos de contribuir para a previdência?
- Será que esse sistema permanecerá?
- Se não, o que de fato irá mudar?

Por hora viva seu momento, sem esquentar demais com isso, pois quando "pisarem no nosso calo" nós rapidamente sentiremos a dor. Que os franceses tenham sorte e força para lidar bem com este delicado tema.

SHALOM ALEICHEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário