domingo, 17 de outubro de 2010

Enfim, retiraram os mineiros do buraco


















Finalmente, para alegria geral da nação (Chile, no caso), e obviamente de todos os demais povos que acompanhavam o sofrimento daqueles trabalhadores, enfim, os mineiros foram retirados da mina San José.
Desde o dia 5 de agosto que este drama transcorria sem haver qualquer possibilidade de desfecho feliz. Eram 33 homens, que estavam presos á uma profundiade de quase 700 metros. Longe de suas famílias, mal alimentados e sujos, tinham quase nenhuma esperança de retomarem suas vidas.
A mídia, como sempre, "rasgou" em cima. Nesta terça-feira última eles cobriram o evento de forma integral, contínua e ao vivo. O mais desavisado tele-espectador poderia pensar que eram imagens do homem chegando a marte, ou de algum ídolo pop sendo recepcionado em algum aeroporto, ou coisa do tipo. Mas não, ao invés disso o que se via eram homens comuns, trabalhadores (na acepção da palavra), virando atração em tudo quanto era tipo de canal.
A cada novo içamento - na tal capsula que a NASA ajudou a desenvolver - a emoção e a alegria era nitidamente percebida, tanto na face daqueles que apareciam como sendo participantes da equipe de salvamento, quanto na fala dos locutores e até mesmo dos jornalistas (quase uns 200 no total) que cobriam tudo direto do local.

E a alegria foi geral...

Sebastián Piñera, o atual Presidente Chileno, como não poderia deixar de ser - aproveitando o "gancho" e a popularidade que este evento provocou, logo após ter recebido parabelizações de vários chefes de Estado, inclusive no "nosso" Lula - veio a público e fez um discurso acalorado. Neste pronunciamento ele aproveitou para enfatizar a coragem e a bravura dos trabalhadores, além de ressaltar a solidariedade do seu povo.
Só que não parou por ai.
Em seguida ele desembestou a falar, como todo político gosta, com promessas sobre um futuro melhor, sobre os próximos desafios, e que o País está preparado para crescer, e que isso, e que aquilo... Por fim, após a essa tradicional encheção de linguiça, ele convocou os tais mineiros para uma partida de futebol contra a equipe de salvamento... (putz! Coitados, que prêmio de Grego receberam).

Alguém deve estar mesmo ficando louco. Jogar futebol, depois de terem ficado presos no sub-solo, como uma forma de interação e comemoração pela vida? Só pode ser sacanagem!
E pior que eles ficaram felizes com a insana proposta do Presidente e jogaram! Ainda bem que nem fiquei sabendo o placar final. Para mim o resultado dessa "pelada" tinha que ser ZERO! Não zero a zero, como um desses jogos ruins de doer. Mas zero pela falta de humanismo, zero pela falta de condições de trabalho, zero pela demora do resgate, zero pela exposição e exploração da imagem dos trabalhadores, e zero para o Presidente!
Sim!
Pois se havia alguma coisa em que ele, como líder que é, poderia ter feito por essa classe tão sofrida - a dos mineiros - essa alguma coisa deveria ter sido feita do ato do salvamento. E não com promessas falsas, mas sim com comprometimento fidedigno e real, observando onde e em que melhorar o atual quadro destes profissionais, que em muito vivem e se parecem como ratos no esgoto.

SHALOM ALEICHEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário