sábado, 16 de janeiro de 2010

A terra tremeu no Haiti





















Esta semana não foi difícil encontrar o tema para postar. O terremoto no Haiti, que destruiu grande parte da capital - Porto Principe - e que matou centenas de pessoas, foi assunto em praticamente todos os telejornais.
E não era para ser diferente. Foi uma tragédia o que se abateu sobre aquele País. O Haiti, que já é considerado a nação mais pobre do Hemisfério Sul, e sofre com calamidades sociais das mais graves, agora é vítima desta terrível catástrofe ambiental.
O terremoto apontou a magnitude de 7,0 na escala Richter, e já pode ser considerado como a maior tragédia desse tipo naquele pequeno País. O número total de mortos pode chegar a mais de 100 mil!
O Brasil - País que auxilia nas operações da ONU - perdeu 14 militares e mais a médica pediátrica ZILDA ARNS, fundadora da Pastoral da criança. Membros de outras nações, que também auxiliavam na reconstrução política daquele País Caribenho também tiveram seus destinos selados neste súbito caos.
Pobre Haiti...
Enfim, não vou ficar aqui dando números e mais números deste drama Haitiano. Até mesmo porque isso já foi devidamente salientado e mostrado pelos jornalistas das maiores e melhores empresas de comunicação de nosso País.

O que me intriga nisso tudo é o seguinte: Porque as demais nações - obviamente sabedoras das extremas necessidades do povo daquele lugar - só tentaram tomar uma atitude mais efusiva agora, depois deste desastre?...
Houveram envios de várias partes, contendo todo tipo de ajuda - incusive maquinários para resgate - já que aquele País não possui condição alguma para cuidar do seu sofrido e abandonado povo.
"Ah, mais havia várias tropas de soldados atuando lá antes disso." - Você ou outra pessoa poderia me sugerir esse argumento.
Tudo bem, havia militares lá sim - respondo, mas e porque a miséria, a falta de estrutura, a falta de medicamentos, de equipamentos, de profissionais capacitados, de instalações, e ainda a completa falta de alimentos perduram por lá mesmo com toda essa intromissão estrangeira?
Hein?...
Sabe porque que tantos e tantos soldados são mantidos lá? Simples. A única missão a que foram instruídos é a de cooperar com a situação - parte política que domina o Haiti - para estabelecer a paz, enfrentando com maior pulso e autoridade as "milícias" daquele lugar.
Havia um enorme bairro da capital Haitiana que simplesmente, até 2005, a polícia não conseguia entrar! Os tais militantes desta "oposição" armada, fechavam-se de tal modo, entricheirando-se no meio dos civis, e duelavam, com pesada troca de balas e tiros de fuzis, por cada ponto estratégico.
É como acontece em algumas favelas cariocas, onde os criminosos possuem mais armamentos - usam a população do lugar como escudo - para enfrentar o BOP e outras forças armadas de resistência que representam o poder público. E semelhantemente isso acontece também em Gaza, região onde moram milhares de civis Palestinos - que servem e atuam como escudo para o HAMAS, braço armado da resistência local - para juntos, numa ânsia descontrolada, infringirem resoluções e tratados para atacarem o sul de Israel.
Enfim, todos estes são grupos armados, são uns verdadeiros terroristas que se infiltram no meio da população e apenas colaboram com a desordem e a destruição do lugar onde vivem.

Graças a D'us esta situação caótica foi contornada no Haiti, como já disse, desde de 2005. Hoje o exército comanda os antigos pontos estratégicos, e pôs fim aquela verdadeira anarquia em que os Haitianos se encontravam, prendendo e matando diversos opositores.
Mas uma coisa ainda permaneceu e infelizmente permanece no Haiti: a miséria.
As cenas que vejo hoje na TV lembra-me muito as da Etiópia na década de 80. Pergunto-vos: Será que lá naquele País Africano a situação econômica e a desigualdade social, que era imensamente acrescida por causa da ganância de alguns poucos, já foi devidamente resolvida? Ou será que a mídia simplesmente parou de noticiar?...

DIANTE DESTE CAOS ATUAL NO CARIBE, ENTÃO REFLITAMOS: Será que após prestarem os primeiros socorros, os Países ricos irão virar as costas novamente para o povo do Haiti? Ou será que finalmente a ajuda se estenderá muito além daquilo que se presta á um ferido, e o Haiti poderá ter um impulso extra para definitivamente se reerguer como uma decente nação?...

Finalizo com o trecho de uma postagem que fiz estes dias em uma comunidade do orkut: "AQUELE QUE PUDER AJUDAR, QUE AJUDE, POIS ESSA É A HORA. AQUELE QUE NÃO PUDER AJUDAR, QUE REZE, POIS ESSA CERTAMENTE É A HORA. E AQUELE QUE NÃO PUDER FAZER NENHUMA DESTAS DUAS COISAS, QUE SE CALE, POIS ESSA, INEGAVELMENTE, É A HORA."

QUE D'US TENHA MISERICÓRIA DO POVO DO HAITI.

TORÁ OR (Torá de Luz)
A Parashá dessa semana chama-se VAERÁ (Falou). Ela encontra-se em Shemot (Êxodo) cap.6:2 - 9:35. Nesta porção da Torá o Eterno, Bendito Seja, enche Moisés de coragem e de ousadia e o envia diante do Faraó para livrar Israel do Egito. É também nesta porção que as 7 primeiras pragas são derramadas.
HAFTARÁ
A lição dos Profetas referente á essa Parashá, está no livro de Iehezkel(Ezequiel), cap. 28:25 - 29:21.

TENHA UMA ÓTIMA LEITURA, SHAVUAT TOV E SHALOM ALEICHEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário