sábado, 9 de janeiro de 2010

Morre Sandro, sei lá das quantas...






















Obviamente o título da postagem dessa semana está em forma de sátira, de brincadeira com aquele que foi um dos maiores cantores Argentinos de todos os tempos. Na verdade o nome verdadeiro de Sandro, que faleceu na segunda-feira última aos 64 anos, era Roberto Sánchez. Sandro era apenas seu nome artístico.
Agora venhamos e convenhamos, sinceramente, por acaso você sabe ou sabia alguma coisa sobre esse cantor, antes dele ter morrido? Você porventura já tinha ouvido falar de um cantor Argentino chamado Sandro? Hein?...
Pode até ser ignorância de minha parte - e cá, com essa postagem em forma irônica, não quero de forma alguma desmerecer o trabalho que este cantor realizou. Apenas eu pergunto tais coisas porque nunca escutei nenhum hit dele. Nunca, em toda a minha vida, eu sequer havia ouvido falar na existência deste "ícone da música Latina".

Breve perfil dele:
Sandro fez muito sucesso nos anos 60 e 70, imitando o Rei do rock , Elvis Presley. Nessa época ele era conhecido como EL GITANO, e cantava em lingua latina, imitando também sucessos dos Roling Stones e Paul Anka. Sandro foi o pioneiro do rock em espanhol, e em 1969 chegou até a ganhar o disco de ouro em New York por ter sido o cantor de maior vendagem naquele ano. Mas seus grandes e verdadeiros sucessos com o público feminino foram "ROSA, ROSA" e "QUIERO ILENARME DE TI", quando já se apresentava como cantor romântico. Com 52 álbuns gravados, mais de oito milhões de discos vendidos e tendo também realizado dois grandes shows - considerados épicos - no Madison Square Garden, Sandro, ou Roberto Sánchez, deixa para a posteridade um excelente lastro musical para o povo de seu País, a Argentina.

Mas porque, afinal, eu resolvi postar no meu blog sobre alguém que nunca antes tinha ouvido falar?
Duas coisas me chamaram muito a atenção quando deparei-me com a manchete que anunciava a morte deste cantor. A primeira coisa de certa forma já até citei. Ele era muito famoso, respeitado, conceituado - pelo menos assim a mídia o descreveu - e também era conhecido pela vanguarda - que teve a oportunidade de vê-lo se apresentar em público.
E que seus fãs novamente me desculpem - e digo isso para o povo latino que porventura venha a ler este tópico - pois não é nenhuma zombaria, implicância ou critica pessoal. Que isso fique bem claro.
Chamado por mim de: Sandro, sei lá das quantas, no título do blog - eu assim o fiz, porque realmente penso que ele de nenhuma maneira pode, nos dias de hoje, mesmo pelo que já fez á anos atrás, ser considerado um grande e popular artista.
Se fizermos uma enquete com toda sorte de pessoas no nosso País facilmente verificaríamos que Sandro não apontaria entre os 100, 200, 300 ou até entre os 500 cantores mais famosos que já morreram. E se estendessemos essa enquete para os astros musicais que ainda se encontram vivos, nós poderíamos perfeitamente fazermos uma lista com 1000 nomes e o dele talvez não seria incluido.
Injustiça minha? Não sei, penso que não.
Eu não sou um exímio conhecedor de todos os ritmos de musica, e nem um dos melhores criticos dos tantos cantores e bandas existentes no mundo. Mas acho que conheço alguma coisa... "Peguei" o final da época da discoteque, nos anos 70, e de lá pra cá consumi muita música...
Eu também não falo essas coisas para menosprezá-lo; só fiquei abismado. Pois como alguém consegue fazer tanto sucesso e fama, produzir tanto e vender também, sem ter sido mundialmente reconhecido? Sim, pois a verdade é essa. Sandro, se atingiu algum estrelato, este estrelato não acabou não sendo grande o suficiente para fazê-lo brilhar até a hora de sua morte.
OBS: Mas como já disse, isso pode ser ignorância minha... Milhares de jovens ao redor do mundo estarão nos próximos dias e semanas cantando e relembrando os antigos sucessos deste cantor. Quem sabe?...

Mas a segunda coisa que chamou a minha atenção - e que foi o grande incentivador para que este tema fosse abordado por mim nessa semana - foi que Sandro lutou muito para não morrer. Pelo que li e ouvi á respeito dos últimos anos de vida dele, a força de vontade para viver foi muito forte e impressionou á todos que acompanharam seu sofrimento. Sandro fumava cerca de 4 maços de cigarro por dia. Isso, ao longo dos anos, acarretou-lhe diversos problemas respiratórios, entre os quais a septicemia (infecção grave do organismo oriunda de germes patogênicos), e acabou culminando com a morte por infecção generalizada. Mas antes disso ele tentou de tudo para não ser vencido precocemente pela infalível "dona morte". Sandro realizou - depois de estar na tal fila de transplantes por muitos anos - um transplante de coração e de pulmão ao mesmo tempo! Logicamente essa desesperada tentativa médica, pessoal e até mesmo familiar, acabou não surtindo efeito. Mas isso deixou-me pensativo por vários e vários dias...

"Nossa, como as pessoas tentam de tudo para não morrrerem!" - Pensei assim mesmo quando deparei-me com esta notícia na TV, e que agora foi transcrita por mim.
É como aquele velho ditado: "Todo mundo quer ver Du's, mas ninguém quer morrer."
E Sandro foi um desses que lutou até o fim para permancecer vivo.
Se ele fez grandes obras musicais que ainda desconheço, pelo menos - para mim - ele deixou um raro exemplo de como a vida é importante, rara, única e especial.
Que possamos, eu e você, valorizarmos cada dia que temos. Dar graças por um simples pão com café, ou então reconhecermos que cada anoitecer e amanhecer é verdadeiramente um milagre Divino, pois a vida é mesmo um dom de D'us.

TORÁ OR (Torá de Luz)
Esta semana inicia-se a leitura da Parashá Shemot (Nomes). Este texto é encontrado no livro de Shemot (Êxodo), cap 1:1 - 6:1. É a narrativa dos nomes dos filhos de Israel e de como eles, o povo Hebreu, se tornou escravo do novo rei que se levantou no Egito. Esta maravilhosa Parashá termina com Moshé questionando a D'us pelo mal que havia lhes sobrevindo, e como o Eterno lhe respondeu de como faria para livrar Israel do Egito com mão forte.
HAFTARÁ
A lição dos profetas está no livro de Ieshaiáhu (Isaias) cap.27:6 - cap 28:13; 29:22-23.
(Caso queira leia e estude os capítulos 27, 28 e 29 inteiros). Shavua Tov!

SHALOM ALEICHEM

Um comentário:

  1. Eu acho que tem muita gente famosa no mundo todo que a gente nao conhece e nem imagina ! Concordo com voce que devemos viver cada dia e que Deus e uma forca maior a tudo e a todos !!!!!

    ResponderExcluir