sábado, 30 de janeiro de 2010

"FSM" E A PROPOSTA DE UM "OUTRO MUNDO"


















Nesta semana última o fato que, digamos, mais me chamou a atenção para que fosse "homenageado" em forma de post aqui no meu blog, foi sobre a reunião do Fórum Social Mundial (FSM), que realizou-se aqui no Brasil.
Na verdade a programação iniciou-se mesmo em Sapiranga, norte do estado gaúcho, e depois seguiu para Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, e Porto Alegre, onde encerrou-se no dia 29/01.
A nível de informação para os leigos, este Fórum - que esse ano, já celebra o décimo ano de atuação - tem como meta, buscar e construir alternativas contra as políticas neoliberais.
E como isso tem sido feito?
Através de um amplo espaço democrático para debates de idéias, troca de experiências, reflexão, formulação de propostas e articulação de movimentos sociais, redes e ONGS.
Este ano o número de inscritos superou a casa dos 27.000, sendo que no geral houveram mais de 35.000 participantes! Foram realizadas 915 atividades, entre conferências, seminários e oficinas. A grande e maciça participação do público jovem alegrou e empolgou os organizadores de tal maneira, que já esperam um número bem maior para o próximo encontro, em 2011, no DAKAR, Senegal.

A CARTA DE PRINCÍPIOS é até hoje o principal documento já criado e organizado pelo comitê. São 14 tópicos redigidos, que traduzem bem a intenção deste órgão não-governamental. Não vou aqui transcrever cada ponto desta carta. Para quem queira ver na íntegra ou tenha outras pertinentes questões, - caso realmente esteja interessado em saber mais - então acesse o site: http://www.forumsocialmundial.org.br/main.php?id_menu=4&cd_language=1
OBS: ESTE É O SITE OFICIAL DO FÓRUM. NAVEGANDO NELE VOCÊ ENCONTRARÁ TODAS AS RESPOSTAS DE QUE PRECISA, PARA SE INTEIRAR SOBRE O FSM.

E se você, depois de ler e pesquisar sobre esse tal Fórum, queira apenas receber o boletim informativo do FSM, escreva para: gerente@forumsocialmundial.org.br
com a palavra INSCRIÇÃO no campo 'assunto' do email.

Bem, ai estão algumas importantes informações sobre este Fórum, que, como já dito, tende a combater as políticas de mercado e o neoliberalismo. Mas será que este comitê - talvez bem intencionado e tudo - seja capaz de enfrentar os grandes interesses capitalistas mundiais? Será que estes encontros serão eficazes, á ponto de obterem força para retrocederem o rumo atual das coisas???
Entende-se Neoliberalismo como a ABSOLUTA LIBERDADE DE MERCADO. Em suma, este conceito prega - através de idéias políticas e econômicas - a quase anulação, ou a não participação do estado na economia do País. Segue abaixo as principais características do Neoliberalismo:

- mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;
- pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;
- política de privatização de empresas estatais;
- livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização;
- abertura da economia para a entrada de multinacionais;
- adoção de medidas contra o protecionismo econômico;
- desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas;
- diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente;
- posição contrária aos impostos e tributos excessivos;
- aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico;
- contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços;
- a base da economia deve ser formada por empresas privadas;
- defesa dos princípios econômicos do capitalismo.

Como pode se ver, o Brasil, a América latina, a Europa e todo o resto do mundo, caminham nesta mesma direção. Posso afirmar que todas as políticas e medidas já empreendidas anteriormente só se objetivaram porque de alguma forma corroboraram com essa tendência global. A globalização que conhecemos hoje é algo que vem sendo tramado, arquitetado e planejado desde longa data. Essa absoluta liberdade de mercado tende a derrubar as fronteiras, as diferenças nas linguas, as culturas e aquilo que entendemos como nacionalismo ou patriotismo.
É como disse certa vez um amigo meu: "O mundo se tornará um Continente, o Continente se tornará um País, o País se tornará um Estado, o Estado se tornará uma cidade, e a cidade se tornará um mero bairro."

E a tal das propostas sobre o "outro mundo" - slogan da campanha do FSM - tão decantada, debatida e sonhada como algo real e possível? Bem, talvez esse ideal apenas fique na mente de cada organizador e participante. Pois, como os "tubarões" que estão tramando e articulando toda a política neoliberal são infinitamente maiores do que os pequenos "bagres" que lideram o Fórum Social Mundial, então é de se imaginar que tenhamos pouca ou nenhuma esperança que esse quadro mude. Mas como a esperança é a última que morre...

TORÁ OR (Torá de Luz)
A Parashá dessa semana está em Shemot (Êxodo) cap. 13:17 - 17:16, e se chama BESHALAH (Quando). Nesta porção da Torá você encontrará sobre a libertação de Israel do Egito; o cântico de Moisés - após as águas do mar ter deixado seus perseguidores submersos; o Maná que desceu dos céus e alimentou o povo durante sua trajetória no deserto; a disputa de Massá e Merivá - as águas da contenda; e também sobre a destruição dos Amalequitas.
HAFTARÁ
A lição dos Profetas está no livro de SHOFETIM (Juízes), cap. 4:4 - 5:31.

Que você tenha uma ótima semana de estudos.
SHALOM ALEICHEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário