sábado, 26 de dezembro de 2009

Na missa do galo, quem cacarejou foi a "galinha"





















Qual foi a notícia que bombou nos telejornais durante a semana passada, hein?
Ao longo destes últimos dias fiquei pensando sobre o que eu iria postar. Afinal de contas, neste blog - enquanto não há outro livro pronto para divulgar pequenos trechos - eu tenho procurado selecionar aquela manchete que causou maior impacto, que teve maior proeminência, maior destaque, para dissecá-la aqui sob outro ponto de vista.
Confesso que as vezes não sou bem-sucedido, pois alguns dos assuntos por mim escolhidos nem sempre vão de encontro com aquilo que a maioria dos leitores entendem ser a melhor ou mais importante notícia da semana. Mas a vida é assim mesmo, não se consegue agradar á todos.
Quem observou friamente em todos os meios de comunicação, em todas as emissoras - ou pelo menos na maioria delas - verificou que os fatos que mais ocuparam os horários das TVs do nosso País foram, sem dúvida alguma, os preparativos e a comemorações do Natal. Então seria óbvio que este tópico devesse ser sobre esta data festiva, que é tão divulgada, difundida e incorporada neste lado Ocidental do globo terrestre.
Porém...
Este blog, como é notório, não comunga com dogmas proselitistas que se postam totalmente adversos e contrários ao povo Hebreu. Até mesmo porque - e isso sem querer adentrar muito profundamente na questão - a data em que está inserido o Natal não corresponde com a verdade das Escrituras. Mais que isso. Há erros mais grotescos que a data; há também discrepâncias na forma de comemorar, na maneira de se portar e no jeito de recebê-lo. Há falsos ensinos Teológicos e práticas e costumes implantados que são altamente nocivos e prejudiciais - tanto morais como espirituais - para quem o celebra. Isso sem citar o pior. Os elementos utilizados são todos plagiados, e os ícones representativos (as personalidades reverenciadas) - tanto no aspecto comercial como no religioso - não correspondem com aquilo que veio sendo passado pelos Patriarcas, Profetas, Sábios e Reis ao longo dos séculos. Em suma, o Natal é uma festa pagã, e como tal não merece a enaltação que tem.
Mas então, se este feriado é apenas um feriado comum, uma data profana, sobre o que devo postar?
Á meu ver houveram três outras grandes notícias nestes recentes dias. Estas, porém, não receberam a devida atenção por causa da massificação e da monopolização jornalística que infelizmente ainda assola este nosso Brasil. Quase todos os cliques que dava-se no controle remoto, lá estava ele, o velho de barba branca e roupa vermelha. Quem ficou de saco cheio fui eu... Queria ver e ouvir outra coisa...
Vamos então brevemente citar os outros acontecimentos:

1 = O menino brasileiro que foi levado pelo pai para os EUA.
A Justiça Federal determinou - depois de 5 anos de batalha - que o menino Sean Goldman fosse levado para os Estados Unidos pelo pai. Tentaram cassar a liminar, mas a ação impetrada por parte da família que vive aqui no Brasil não surtiu efeito. Este fato acarretou um tremendo mal-estar entre os consulados brasileiro e americano. A avó do menino - que detinha sua guarda desde da morte da mãe do menor - ficou chocada com o tratamento que recebera das autoridades, que simplesmente permitiram que o garoto lhe fosse tirado dos braços, cerceando-a abruptamente dos seus direitos de tutora.
Esta é mais uma criança que fica na encruzilhada entre morar no próprio País ou seguir para o exterior sob os olhos de um dos conjuges desquitados. Recentemente houve um outro menino que foi levado de Cuba, também para os EUA, após o pai ter ganho nos tribunais os direitos sobre sua ex-esposa.

2 = A recente crise no Suriname.
Ainda não estou muito a par deste embrólho. Mas pelo que entendi, alguns brasileiros foram surpreendidos e atacados por 200 surinameses enquanto jantavam. Houve saques, casas foram incendiadas e pertences foram furtados. O triste saldo deste quebra-quebra e violência é que há 14 pessoas feridas (este número aumenta a cada hora, os últimos flashes afirmam que já passam de 25), sendo que 7 pessoas estão em estado grave. Segundo outra fonte este conflito iniciou-se no dia 24/12/09 - portanto véspera do dia do "bom velhinho" por os presentes nos sapatos da criançada - um brasileiro atacou um cidadão daquele País e o matou a facadas. Então esta intempestiva reação por parte de alguns cidadãos do Suriname pode também ser traduzida e interpretada como vingança. Vamos ficar de olho nas "cenas dos próximos capítulos".

3 = O Papa cai enquanto se dirigia para o altar.
O Papa Bento XVI, ao adentrar a Basílica de Roma nesta última quinta-feira para celebrar a missa do galo, sendo observado, filmado e fotografado por mlhares de fiéis, subitamente foi atacado por uma insandecida mulher, e caiu no chão. Os seguranças da "santa Sé" logo avançaram para cima da transloucada e a deteram, impedindo que o pior viesse a ocorrer. Os seguranças não quiseram dar a identidade dela. Simplesmente conduziram-na á um hospital a fim de que pudessem realizar alguns exames. O comentário geral é que essa mulher sofre de algum disturbio mental. Mas o fato é que, trajando uma roupa vermelha e demonstrando ter uma ousadia fora do comum, esta anônima mulher acabou roubando a cena.
Só para parodiar: o galo deu a vez para a galinha, que cacarejou primeiro.
OBS: Duvido que alguns católicos não a chamaram desse jeito, comparando-a com o bichinho que vive em galinheiros, cisca para trás e bota ovos.
Eles, os fiéis, assutaram-se com este acontecimento e em seguida ficaram preocupados com a saúde do Papa. Mas segundo o porta voz do Vaticano, logo após este incidente, o líder cristão já se encontrava bem, sem nenhum ferimento; e prova disso é que ele conduziu normalmente a cerimônia religiosa até que o galo "cantasse três vezes".
Para assistir á esse inusitado entrevero, acesse:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1426155-5602,00.html

TORÁ OR (Torá de Luz)
A Parashá a ser estudada nesta próxima semana encontra-se em Bereshit, capítulo 44:18, indo até o capítulo 47:27. VAIGASH (Chegou-se), é uma porção que complementa a Parashá anterior. Nesta porção Jossef ouve a humilde súplica de Jehudá e depois se revela aos seus irmãos. Esta maravilhosa história da Torá encerra-se dizendo como Israel esteve na terra do Egito e adquiriu possessões e se multiplicou.
HAFTARÁ
A lição dos Profetas desta semana é encontrada no livro de Iehezkel (Ezequiel), cap. 37:15-28.

DICA: Não deixe de ler diariamente o livro de Tehilim (Salmos) e nem de fazer as Tefilás (orações).
Ótima semana e estudo.
SHALOM ALEICHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário