sábado, 3 de outubro de 2009

O ouro é nosso!





















Durante essa última semana que acabou de transcorrer eu fiquei pensando sobre o que iria postar no blog. Não que o noticiário tivesse sido morno ou sem importância. Ao contrário. As Tvs não cansaram de mostrar o tremendo Tsunami e o tufões que devastaram várias localidades da Ásia, deixando um grande número de mortos e feridos. Quase fui induzido a colocar meu parecer sobre esse trágico incidente provocado pela natureza, que mais uma vez assolou aquele lado de lá do globo terrestre.
Mas dai refleti: Será que para ser uma grande notícia esta tem de ser sempre ruim? Será que somente as catástrofes, os roubos, os escândalos, as tragédias e as intempéries da vida é que merecem destaque nos telejornais?
Pois é isso que nos fazem pensar. É assim que agem conosco.
A cada dia as emissoras lançam diversos tipos de matéria jornalístia no ar. Todas, ou quase todas reportagens, são uma espécie de demonstração da mazela humana, fazendo com que eu e você descreiamos por completo da capacidade de construção, de harmonia, de criação, de beleza e de pacividade que ainda há no ser humano. Então, mal influenciados e sem nos darmos conta, acabamos só comentando a(s) coisa(s) ruim(s) que infelizmente existem e nos permeiam.
Só que, graças a D'us, para mudar um pouco este caótico quadro, minha postagem de hoje fará uma pequena menção á vitória do Rio de Janeiro como cidade sede dos jogos Olímpicos de 2016.
Sim, o Rio chegou na final contra grandes competidores - Madri, Tóquio e Chicago - e os superou até com certa facilidade, recebendo o direito de sediar as primeiras Olimpíadas da América do Sul! Chicago já havia sido eliminado na primeira rodada e Tóquio saiu na segunda, ficando apenas a Espanha para duelar conosco. A votação final apontou um placar de verdadeiro massacre: 66 para nós, contra 32 votos apenas para os espanhóis. Nossa delegação - entre os quais: Pelé, Lula, o Governador, o prefeito do Rio e o presidente do COB - vibraram como nunca. Houve até choro de alegria por parte de muitos deles.
Confesso que não estava torcendo para o Rio ganhar. Isso porque nossos políticos, que são sempre mentirosos e inescrupulosos, costumam usar as verbas apenas para se beneficiarem, deixando o interesse comum á todos - como hospitais, escolas, estradas, transporte e infra-estrutura - totalmente á mercê. Basta ver o que foi ou o que é o legado do Pan-americano. Grandes elefantes brancos, sem uso algum, construidos sei lá com que critério, e abandonados logo após a conclusão dos jogos. Isso sem contar o superfaturamento que rolou nas tais obras, como no Engenhão e nos ginásios poli-esportivos.
Ah... Aqui estou eu metendo o "malho" e lançando notícias ruins em uma postagem que era apenas de comemoração... Vícios(ossos) do ofício.
Então, para não ficarmos só com aquela má impressão do Pan, aqui vai um brado de: viva o Rio! Viva o Brasil! A Olimpíada é nossa! O ouro também é nosso!
E que dessa vez o dinheiro despejado seja de fato para melhorias da cidade e da vida da população em geral.

TORÁ OR (Torá de Luz)
Durante esta semana não há leitura da Parashá. Isto porque comemora-se, durante os próximos 8 dias, a festa de Sucot (Cabanas). Esta festa Bíblica (relatada na Torá) vai do dia 15 do sétimo mês do calendário Hebraico até o dia 22 do mesmo mês. No calendário Gregoriano - seguido pelo Ocidente - cai entre os dias 3 (hoje, Sábado) e vai até o dia 10 de Outubro (próximo Sábado).
Mas, como também ocorreu em Rosh Hashaná e Yom Kippur, não ficamos sem conteúdo para estudarmos durante esses dias santificados. Portanto anote ai:
No livro de Vayicrá (levítico) cap 22:26 - cap 23:44 você poderá encontrar e estudar sobre as festas determinadas pelo Eterno.
Já no livro de Zehariá (Zacarias)chamado de Haftará (lição dos Profetas) CAP 14:1-21 Você irá encontrar uma narrativa sobre o dia do Eterno, culminando com a descrição da festa de Sucot para os que restarem do campo de batalha.
E por fim, no livro de Melahim Alef (I Reis), cap 8: 11-21, na Haftará do segundo dia, você poderá ler sobre a consagração do Beit Hamicdash (Templo sagrado), feito pelo, até então, jovem Rei Salomão.
Então, boa leitura e...
SHALOM ALEICHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário