sábado, 26 de setembro de 2009

A crise em Honduras


















Tegucigalpa é a capital de qual País?
Para muitos jovens estudantes de hoje, infelizmente, esta pergunta traria diversos constrangimentos. Isso porque boa parte não saberia responder corretamente.
Mas também, para que saber responder á essa pergunta? Por acaso vale nota para passar de ano? Na minha época de escola talvez eu mesmo respondesse assim.
Mas deixando de lado os pormenores da questão, o fato é que a crise em Honduras tem preocupado a comunidade internacional, e também o Brasil. Por causa da proximidade territorial a nossa Pátria fica incubida de ter que se meter ou até tentar resolver a crise por lá.
Mas você sabe qual a origem do atual conflito daquele pequeno País da América Central?
Para ser suscinto dou aqui a principal razão:
O Presidente queria que as eleições gerais - onde seriam eleitos representantes estaduais e municipais - permitissem uma consulta para a mudança da Constituição. Ou seja, o povo decidiria sobre a convocação de uma Assembléia constituinte para reformar a carta Magna. A pergunta que os eleitores deveriam responder era esta: "Está de acordo com que nas eleições gerais de Novembro de 2009 se instale uma quarta urna para decidir sobre a convocação de uma Assembléia Constituinte que aprove uma nova constituição política?"SIM OU NÃO.
Então, caros amigos e leitores, o que o Presidente de Honduras, Manuel Zelaya, na verdade queria era apenas se reeleger. Só isso...

Mas por esse "ínfimo" motivo vários outros problemões foram criados, respingando até na Embaixada brasileira. Isso porque:
O congresso daquele Pais invalidou a tal consulta popular. Zelaya então destituiu o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas. Dai o Ministro de Defesa renunciou, levando consigo outros militares a fazerem o mesmo. Porém, como na crise o caldo tem que entornar, a Suprema Corte de Justiça reverteu a decisão de Zelaya, aceitando dois recursos contra a sua medida. Por fim o Exército foi mobilizado e posto nas ruas para "prevenir" possíveis distúrbios entre os simpatizantes do Presidente.

Mas o que temos á ver com isso, diria algum desavisado cidadão. Tudo, responderia outro cidadão um pouco mais informado.
O fato é que Zelaya foi deposto do cargo. E, por medo de represálias ainda maiores, ele se abrigou com a mulher e com um grupo de correligionários na Embaixada Brasileira de Tegucigalpa. O cerco foi tão intenso que suprimentos de comida e água foram temporariamente cortados. Até mesmo bombas de efeito moral foram lançadas contra o prédio, ferindo algumas pessoas. Isso acabou gerando um terrível mal-estar entre o Governo Brasileiro e os líderes Hondurenhos.
E como a briga é ferrenhamente política, um dos homens que mais se revoltaram com a tal consulta popular de Zelaya, o tal de Micheletti, acabou tornando-se Presidente interino daquele País. E Lula, "nosso honrado Presidente", disse em entrevista que não vai apoiar um traidor e golpista. Sendo assim esta crise deverá permanecer até que consigam marcar um novo pleito por lá. Só dessa maneira o povo poderá escolher, legitimamente, um outro representante.

É... É nisso que dá conceder poder aos homens...

TORÁ OR (Torá de Luz)
A Parashá dessa semana, HAAZÍNU, é bem especial. Trata-se de um cântico. Um cântico dado pelo Eterno á Moshe Rabeinu para que ele ensinasse ao povo de Israel antes que esse viesse a entrar na terra prometida. Por fim esta porção da Torá encerra-se com o Eterno indicando á ele, Moisés, o líder do povo Judeu, para que subisse ao Monte Avarim, ao monte Nevó, que visse a Terra Santa, e se recolhesse ao seu povo.
SHALOM ALEICHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário