sábado, 19 de setembro de 2009

Pausa nas notícias do cotiano. Motivo: Vamos celebrar Rosh Hashaná!


Esta semana última nenhuma notícia me chamou atenção. Ainda bem. Graças a D'us por isso. Graças a D'us que nenhuma grande tragédia ou escândalo desbotou ou apareceu nas telas de nossas Tvs. Até mesmo porque uma pausa se faz necessário. Uma pausa para um "balanço", para uma introspecção e para um alto-conhecimento individual.
Esta semana, em todas as comunidades Judaicas ao redor do mundo, se comemora Rosh Hashaná, ou seja, o Ano novo Judaico. No dia 18, sexta-feira passada, após o pôr-do-sol, assim que apareceram as primeiras estrelas no céu, o povo Judeu deu início as celebrações de mais um ano em seu calendário. Ano esse em que se espera coisas novas, boas e positivas.
Diferentemente de outros calendários, que apenas optam pela festa e pela alegria, no calendário Judaico a preocupação está principalmente voltada para o lado espiritual da coisa. Durante os próximos dez dias, exposto na Torá, e que deveria ser de conhecimento de todos, há um período de reflexão, chamado de Julgamento, e que só se encerrará com a chegada de Yom Kippur, o dia do perdão. Como está escrito:
"FALA AOS FILHOS DE ISRAEL, DIZENDO: NO SÉTIMO MÊS, O 1º DIA DO MÊS, SERÁ PARA VÓS DESCANSO SOLENE, MEMORIAL DE TOQUE DE SHOFAR, CONVOCAÇÃO DE SANTIDADE. NENHUMA OBRA SERVIL FAREIS, E OFERECEREIS OFERTA QUEIMADA AO ETERNO.(ROSH HASHANÁ)
E O ETERNO FALOU A MOISÉS, DIZENDO: MAS AOS 10 DIAS DESTE SÉTIMO MÊS É O DIA DAS EXPIAÇÕES(YOM HAKIPURIM); CONVOCAÇÃO DE SANTIDADE SERÁ PARA VÓS, E AFLIGIREIS AS VOSSAS ALMAS E OFERECEREIS OFERTA QUEIMADA AO ETERNO. E NENHUMA OBRA FAREIS NESTE MESMO DIA, PORQUE É DIA DE EXPIAÇÕES, PARA EXPIAR POR VÓS DIANTE DO ETERNO, VOSSO DEUS.(VAYCRÁ 23:23-28)

Então esperemos que esse novo ano de 5770 nos traga muita paz e felicidade. Ou como se diz entre os Yehudi, que seja um ano bom e doce! Por isso, entre as festividades, apoiado na longa tradição, as pessoas reunem-se em torno de uma mesa e comem, entre outras coisas, um pedaço de maça com mel.
SHANÁ TOVÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário