domingo, 6 de setembro de 2009

A riqueza existente debaixo do pré-sal




















Na semana passada o assunto que permeou as páginas dos telejornais brasileiros foi a questão da divisão dos lucros do pré-sal. Deputados, Senadores e afins discutiram, e ainda discutirão muito mais, sobre a partilha dessa enorme riqueza que os geólogos alegam ter encontrado no fundo do oceano.
Mas, para início de conversa, precisamos saber o que significa pré-sal. Porventura você sabe o que é?
A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros, entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina, bem abaixo do leito do mar, e que engloba três bacias sedimentares(Espírito santo, Campos e santos) que hoje já são produtoras de petróleo em alto mar. Diferentemente das profundidades atuais, onde a Petrobrás consegue extrair o precioso ouro negro, através das plataformas de perfuração e produção, á cerca de 1500 metros de profundidade, no pré-sal o petróleo só será encontrado á partir de 7000 metros, ou seja, cinco vezes mais fundo, e debaixo dessa grossa camada de sal existente.
Portanto muita tecnologia terá de ser empregada para que o Brasil consiga ter sucesso nessa empreitada. Serão necessários novos equipamentos de visualização em águas profundas, novas plataformas, novas e ousadas ferramentas de perfuração, novíssimos robôs, muito mais potentes, para as tarefas de mergulho e ajuda no monitoramento dos trabalhos lá embaixo, e mão-de-obra ainda mais qualificada. Traduzindo, o Brasil irá precisar de muito mais investimento para trazer todo aquele petróleo até a tona.
Mas ao que parece isso não será problema. Pois fala-se que somente em um desses novos campos de exploração, já batizado de TUPI, exista uma reserva de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo. E como nada ainda é preciso e certo, algumas parceiras nesse projeto chegam a declarar que o número desta gigante reserva poderá ficar na casa dos 12 aos 30 bilhões de barris.
Uau! Então quer dizer que finalmente o Brasil será auto-suficiente em petróleo, o preço irá baratear nas bombas de gasolina, e até mesmo poderemos exportar, caso quisermos?...
É, mas as coisas aqui nesse País não funcionam de maneira tão simples assim. Afinal de contas a distribuição dos royaltes já causa e causará muitas desavenças entre os homens do poder.
Então, ao que me consta, o preço nas bombas ficará na mesma; continuaremos importando para suprir a altíssima demanda interna, e para respeitar as regras e os contratos pré-estabelecidos; e quanto á exportar... Bem, só se for por um preço bem pequenininho, pois Tio Sam não gosta de colônias auto-suficientes, e muito menos desobedientes...

Quer saber mais? Então acesse:(copiando e colando no explorer): http://74.125.113.132/search?q=cache:zqyXa-DGOOYJ:www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u440468.shtml+pr%C3%A9-sal&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&lr=lang_pt<

TORÁ OR (Torá de Luz):
A parashá dessa semana - KI TAVÔ(quando entrares)- começa com a ordem do Eterno, assim que o povo herdar a terra prometida e nela habitar, para que traga as primícias de todo o fruto, pondo-as em um cesto, a fim de levar ao lugar que o Eterno escolher para ali fazer habitar o Seu Nome. E termina com a divisão das terras dos reis de Heshbón e Bashán, tomadas pelos Israelitas, para dá-las em herança aos Rubenitas, aos Gaditas e á meia tribo de Menashe. Lembrando sempre para que o povo guarde as palavras desta aliança, cumprindo, para que prosperem em tudo quanto fizerem.
LEIA, ESTUDE, PESQUISE, QUESTIONE, INDAGUE, APRENDA, E... DÊ UM PASSO DE CADA VEZ.

SHALOM ALEICHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário