domingo, 13 de setembro de 2009

As chuvas da semana passada...






















Este não é um blog que visa informar sobre o clima ou temperatura, mas na semana última as chuvas foram notícia. Então vamos aos fatos.
Três tornados atingiram Santa Catarina com uma velocidade média de 180 kilômetros por hora. Já se contabiliza 4 mortos, milhares de desabrigados e 67 municípios estão em situação caótica. Em São Paulo o rio Tietê transbordou, alagou tudo ao seu redor, fazendo com que a cidade parasse. O engarrafamento medido foi de 160 kilômetros. Houve deslizamentos de terra, e seis mortos foram resgatados tardiamente na zona leste. Houve também pane elétrica em vários pontos da periferia. No total foram divulgados que a cidade teve 93 pontos de alagamento. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) afirmou que choveu 40% á mais do que o previsto para o mês inteiro. E dai eles dão suas alegações e explicações.
Caso você queira saber mais detalhes, acesse (copiando e colando no explorer):
http://74.125.93.132/search?q=cache:GCk6ltcWYAEJ:revistaepoca.globo.com/EditoraGlobo2/Materia/exibir.ssp%3FmateriaId%3D92593%26secaoId%3D15223+as+chuvas+da+semana+passada+em+santa+catarina+e+s%C3%A3o+paulo&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&lr=lang_pt

Bem, visto estes fatos, comento a minha estranheza em ver tanta água fora de época. Geralmente chove assim durante o verão. Estação quente, com grandes formações de nuvens carregadas, com choque térmico e encontro de massas polares com massas de ar mais quente. Enfim, é neste período que catastrofes acontecem. Normalmente é durante essa época que os telejornais mostram as famílias sofrendo porque perderam tudo. Então dão uma "ótima" cobertura jornalística mostrando onde houve barreiras, deslizamentos e mortes por soterramento. Mas tanta água assim no mês de Setembro... Humm, não me lembro de visto algo assim neste País.
Vai ver que o clima está mudado mesmo. Vai ver que o tal aquecimento global está mesmo alterando o clima, as estações e a temperatura do planeta. Quem sabe o ex- vice-Presidente Americando (All Gore) profetizou com exatidão, anunciando ao mundo que se não tomássemos medidas emergenciais nossa vida estaria em perigo. Bem, que eu saiba ele não fez nada para mudar o quadro do aquecimento global. No máximo divulgou um bom e intrigante documentário e até ganhou um prêmio Nobel em 2007. Mas de qualquer forma ele, pelo menos, alertou a população mundial quanto ao perigo que as emissões de gás carbônico - lançadas aos turbilhões todos os dias na atmosfera - poderia causar aos seus habitantes.
E quanto aos nossos governantes, que poderiam tomar medidas preventivas contra as chuvas e enchentes, eu só posso lamentar. Nunca fazem nada. É sempre a mesma coisa. Coitado daquele que depende dessa cambada que se veste de terno e anda nos corredores do poder. Aliás, ano que vem tem eleição... E já que a câmara dos deputados e o Senado anda tão enlameada, tão podre e tão suja, porque eles não aproveitam o excesso da água que caiu dos céus para lavar aquelas casas de quengas e de ladrões, chamadas de Câmara dos Deputados e Senado Federal, hein?


TORÁ OR (Torá de Luz)
Nesta semana temos duas Parashás para atermos nossas atenções. Afinal de contas essa é a última semana do ano no calendário Judaico. Então, em NITSAVIM e em VAIÊLEH, D'US nos concede uma ótima oportunidade para aprendermos sobre a Aliança do Sinai e sobre o Juramento feito nas planícies de Moav.
NITSAVIM começa evocando aos presentes e não presentes, antes da entrada na terra santa, para confirmar para Ele por povo e para ti por D'us. E termina lembrando que vida e morte, benção e maldição estão diante do povo, e conclama para que todos escolham a vida para que habites na terra que o Eterno jurou á vossos pais.
VAIÊLEH começa com Moshe, no dia do seu aniversário, dizendo que não poderá ir mais adiante do povo, lembrando que o Eterno lhe disse que ele não passaria o Jordão. E termina com ele (Moshe Rabeinu) anunciando ao povo o cântico - que também serviria de testemunho contra os filhos de Israel - para que sempre se lembrassem caso se desviassem dos caminhos ou quando lhes sobreviessem muitos males e angústias.

SHALOM ALEICHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário