sábado, 24 de outubro de 2009

Morre o coordenador do AfroReagae



























(Este em destaque na foto é José Junior, amigo, colaborador e parceiro do coordenador que foi vítima de latrocínio.)

Confesso a vocês que não vi essa matéria na integra. Aliás, só fiquei sabendo deste lamentável fato alguns dias depois. Mas como em alguns canais de TV as notícias são repetidas várias vezes ao longo da semana então eu acabei tomando ciência.
Algumas emissoras gostam mesmo de vasculhar e "futucar" aquelas reportagens mais cruéis - talvez para fazerem sensacionalismo em cima destas mesmas tragédias corriqueiras, a fim de que aumentem seus pontos no ibope. Desse jeito, usando da eloquência e intrepidez de certos apresentadores, esses "fazedores de opinião" nos bombardeiam diariamente com aquilo que julgam serem importante, tornando-nos atônitos e perplexos diante de tanta maldade.
Quem não ficou chocado com a morte daquela menininha que foi atirada do alto do prédio pelos próprios pais?
Quem também não se comoveu com a insensibilidade daqueles jovens, que ao fugirem de carro, após cometerem um furto, arrastaram um garotinho que tinha ficado preso pelo cinto de segurança?
E quem não assistiu Suzane Von Richhofen ser acusada de ter sido a mandante de um dos crimes mais ediondos do nosso Pais?
Todas essas notícias já postas no passado e quase no esquecimento de alguns foram insistentementes divulgadas pelas emissoras de televisão. Quase ninguém passou incólume ou desapercebido delas.
Isso até me fez lembrar de como meu pai - que também é um, digamos, aprisionado pela maneira de como se faz jornalismo nessa nossa terra - assistiu á um desses bárbaros crimes, pois ficou por dias seguidos acompanhando o desenrolar da situação da adolescente Tainá, em um condomínio de classe média baixa, em São Paulo. Esse crime, denominado passional, levou mais de cem horas ininterruptas para ter seu desfecho. Mas mesmo assim algumas emissoras, e inclusive meu "véio", a quem estimo muito, ficaram atentos a cada novo movimento que ocorria nos corredores daquele conjunto habitacional. O fim, como o do maioria dos casos: trágico. O adolescente de arma em punho matou a jovem porque ela tinha terminado o namoro e já estava se engraçando com um outro. Foi um Big Brother real, onde todo o drama envolvido "prendeu" a atenção de muita gente em frente da TV. E creio que mesmo que você não seja um adepto das programações atuais, com certeza também ficou "informado" de mais este triste fato.
E nessa semana última aconteceu mais uma dessas "deixas", desses "furos" para os repórteres de plantão se deliciarem.
Evandro João da silva, 42 anos, coordenador do grupo AfroReagae, após tentar sacar um dinheiro em uma agência eletrônica no centro do Rio de Janeiro, durante a madrugada do último dia 18, foi atacado por dois meliantes e acabou morrendo.
Este crime, por si só, já até se tornou banal e rotineiro em nossas grandes cidades, infelizmente. Mas o fato que mais chamou a atenção foi quando os investigadores requereram as imagens das câmeras de segurança de alguns prédios vizinhos. Dai eles se surpreenderam com o que viram. Os policias que naquele mesmo instante passavam em ronda - e que são contratados para fazerem a segurança de civis, incluindo ai eu e você - ao contrário, deram cobertura para que os tais bandidos fugissem. E pior, pelas imagens, parece também que ficaram com os produtos roubados da vítima...
Que polícia é essa, hein? Quem, desse lamentável acontecimento, é o verdadeiro bandido?
Que se apure tudo, e que os verdadeiros culpados mofem na cadeia!
E que nossos juízes e advogados trabalhem afinco em prol da justiça nesse País, senão a coisa vai ficar insuportável.
OBS: Não culpo a imprensa de mostrar os acontecimentos. Mas que este crime é mais um prato cheio para ela se "aproveitar", isso é. Ai, ai, ai, ai, ai...

TORÁ OR (Torá de Luz)
Nesta semana, começando no Shabat, dia 24 de Outubro até a próxima sexta-feira, dia 30, estuda-se a Parashá Noach (Noé). Em Bereshit (Gênesis) cap.6:9 até 11:32 verifica-se a famosa história deste servo de D'us chamado Noach. Nesta porção Bíblica você reviverá sobre o acontecimento do dilúvio e como o Eterno permitiu, pela sua misericórdia, que o homem tornasse a reabitar o planeta assim que as águas baixaram. Por fim, dois anos após o dilúvio, essa Parashá também nos mostra a genealogia de um dos filhos de Noach, Shem, chegando até Abrão, o futuro pai da fé do povo Hebreu.
HAFTARÁ
A porção dos profetas dessa semana está no livro de Ieshaiáhu (Isaias) cap. 54:1-17, indo até o cap. 55:1-5.
Então boa leitura e bom aprendizado.

SHALOM ALEICHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário