domingo, 9 de janeiro de 2011

Como sempre, enchentes e mais enchentes...


















A cada semana um assunto. A cada nova semana um tema para abalizar com análises pautadas sob minha ótica. Mas sinceramente, digo isto para vocês, leitores, eu não gostaria de estar postando e comentando sobre as recentes enchentes e tragédias - causadas pelas fortes e insistentes chuvas dos últimos dias - que aterrorizaram várias cidades do Brasil.
Isso porque, cá pra nós, é fato corriqueiro e comum. Todo ano é assim. Todo verão tem sido assim. Basta chover um pouco acima da média e pronto, a merd# está feita. Cai barreira ali, desaba barraco acolá e vidas se perdem com uma rapidez incrível. Eu mesmo, nesse tempo que tenho o blog, já devo ter postado umas quatro vezes sobre este assunto. Virou rotina.

Mas então porquê persisto em dar atenção á isso? - Perguntaria qualquer ávido leitor.

Confesso que a cada vez que sintonizava em um canal qualquer lá estavam as cenas das ruas que viravam rios. O tal do córrego Aricanduva então superou qualquer limite de cobertura jornalística. A todo instante eram mostradas imagens de carros boiando, e as pobres pessoas, coitadas - infelizes contribuintes e trabalhadores, descalçados pelo poder público - totalmente a mercê da fúria da natureza. Alguns morreram e outros tiveram sérios prejúizos.
E eu que havia postado na semana anterior sobre a chegada do ano novo, com uma vida nova, através de uma Presidenta no poder, uff, queimei a lingua e me frustrei nas exacerbadas expectativas...

Não adianta, fico indignado. É por isso que teimo em comentar sobre isso. E quem são os grandes culpados, adivinhem? Sim, eles, os governantes! Aliás, político só serve mesmo é pra gente meter o pau!

Praticamente todos os governantes estão distante do povo, distantes de suas responsabilidades, desligados completamente do que é ser um "servidor público" na acepção da palavra. Ou seja, nenhum deles sabe ou quer realmente saber e se inteirar sobre suas reais funções nos cargos que assumem. É um total descaso. E dai as anunciadas tragédias ocorrem ciclicamente.

Na minha cidade, por exemplo, o Prefeito danou a fazer "obras"(Pus obras entre parênteses porque na verdade são obras de enganação mesmo, obras "pra boi dormir", ou para fazer dinheiro rápido). Isso mesmo, obras eleitoreiras e enriquecedoras apenas para aqueles que as administram. O canteiro central - principal alvo de arrecadação em termos de obras para qualquer um que administra o município - ficou pior do que era, e não foi terminado. A cidade continua esburacada - agora ainda mais, já que grande parte das vias finalizadas foram mal feitas e por isso estão afundando com o peso dos ônibus e caminhões. Várias ruas estão sem iluminação, sem pavimentação, com galerias fluviais que ligam nada á lugar nenhum. Conclusão: Minha cidadezinha está mais feia, mais suja, totalmente maltratada e abandonada. Dai pergunto-vos: É essa a função do homem público?

Por esse desdém político é que nossas cidades estão do jeito que estão. Por isso as chuvas, quando dão o ar da graça, causam tanto pânico na população. E então advem a pior das constatações: Ninguém faz nada para mudar esse quadro. Muda-se os palhaços, mas o circo continua o mesmo...

E sendo assim nós continuaremos vendo ruas enchendo, carros e motos sendo perdidas nas correntezas, casas desabando em cima de famílias inteiras, lavouras sendo exterminadas do dia pra noite, pontes caindo, ruas afundando, barranco descendo e pessoas perdendo seus bens e as próprias vidas. Isso tudo e muito mais, graças a inércia e má vontade de nossos dirigentes. Lamentável.

Mas como tudo, tudo, tem um jeito...

Como não podemos contar com quem deveria, então que contemos pelo menos com a bondade da mãe-Natureza, fazendo com que o sol volte a brilhar em vários lugares desse nosso Brazilzão, para que assim possamos parar um pouco de ver tais tristes eventos.

SHALOM ALEICHEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário