sábado, 27 de novembro de 2010

A cidade maravilhosa virou um inferno

























Após novos problemas de conecção eu voltei para postar, e infelizmente para postar sobre o caos que se instalou no Rio de Janeiro nestes últimos dias.

A guerra civil ganhou as páginas televisivas, mostrando ao mundo inteiro o enfrentamento dos policiais contra os traficantes. Coisas que normalmente só vemos em filmes, agora puderam ser vistas na realidade das ruas da cidade maravilhosa, que de maravilhosa ficou só o nome, pois transformou-se em um verdadeiro inferno.

A polícia, que já havia instalado cerca de 12 UPP (unidade de polícia pacificadora) em várias favelas, apontara para a instalação de mais uma, num dos maiores focos do tráfico de drogas do Rio: a Vila Cruzeiro. Aquela mesma, onde Adriano e Wagner Love (ex-jogadores do Flamengo) frequentavam para dar as suas "festinhas".

Os narco-terroristas (nova nomenclatura da bandidagem), por sua vez, tiveram extrema ousadia e sairam atiando fogo em carros, vãs e ônibus, provocando um total pandemônio na sociedade carioca. Essa "operação" de revolta teve relativo êxito graças a colaboração de ínumeros menores infratores (os aviõeszinhos do tráfico) que, munidos de galões de gasolina, e sem hesitar, provocaram milhares de incêndios nos veículos que passavam pelas estradas, ruas e avenidas da cidade,e principalmente naqueles que estavam estacionados.

O caldeirão ferveu de vez...

O que era para ser apenas um enfrentamento entre polícia e bandido virou um problema de todos. O cidadão comum correu altos riscos só de transitar pela cidade, quer para ir á escola ou ao trabalho. Os homens da lei, então, tiveram que se reforçar. E contaram com a ajuda dos Fuzileiros Navais, da Marinha, Exército e até de guarda-municipais, numa verdadeira operação de guerra, algo jamais visto por estas bandas.

Enfim, creio que todos viram os jornais, e acompanharam e acompanham, ainda apreensivos, o desenrolar dos fatos.

Agora não há como voltar atrás. Se a polícia decidiu por um fim nessa bandidagem, então que executem seu plano de ação com toda a boa sorte do mundo. Que realmente eles invadam e dominem também outros morros e favelas, tais como o Morro do Alemão, etc, e implantem a retomada desses territórios. A sociedade, o cidadão de bem, todos de uma maneira em geral estão do lado do Estado - pelo menos nesse caso, rs...

O que eu ainda não entendo, ou entendo pouco, é porque - com tantos soldados, tanto armamento, tantos carros de combate e tanques, o poder público só resolveu agir agora. Por que será, hein? Seria, porventura, por causa da proximidade das Olimpíadas e da Copa do Mundo de Futebol? Ou há outras "coisinhas" por detrás dos panos que nós não sabemos e nem nunca saberemos?

Bem, apesar dos pesares, pelo menos vimos uma grande compactuação de forças - com a retirada dos pelotões do famoso come-dorme dos quartéis - para pô-los nas ruas e em ação, a fim de defender a população trabalhadora e produtiva. Quiça, com isso, possamos ter um bom desfecho desse terrível conflito. E que daqui para frente todas aquelas lamentáveis cenas que assistimos se tornem coisas de um passado bem distante e longinquo, para que o Rio de Janeiro possa voltar a ser o orgulho de todos nós Brasileiros.

SHALOM ALEICHEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário