sábado, 13 de novembro de 2010

Olha o G20 ai gente!





















Boa noite aos leitores, enfim voltei!
Eu havia dito que provavelmente retornaria no dia 20 de Novembro, mas como algumas coisas anteciparam-se, então consegui voltar hoje, dia 13.
Lógico que ainda não estou com "aquela" sonhada conecção. Utilizo-me agora da conecção discada. Não é uma brastemp, mas fazer o quê, né? Vai com o que tem...

Então vamos lá.
Esta semana que passou o assunto que "bombou" foi a tal reunião do G20 (grupo das dezenove maiores economias do mundo e mais a União Européia) na Coréia do Sul.

Este grupo foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990. Visa a favorecer a negociação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o peso econômico crescente de alguns países, que juntos compreendem 85% do produto nacional bruto mundial, 80% do comércio mundial (incluindo o comércio intra-UE) e dois terços da população mundial.
O G-20 é um fórum de cooperação e de consulta sobre assuntos do sistema financeiro internacional. Trata sobre estudos, opiniões, e promove a discussão entre os principais países emergentes no mercado industrial e de questões de política relacionadas com a promoção da estabilidade financeira internacional. Pretende abordar questões que vão além das responsabilidades de qualquer organização.
O objetivo primário do G20 é reunir sistemicamente importantes economias industrializadas e em desenvolvimento para discutir questões-chave na economia global. Entre suas principais ações, estão:
* A eliminação de restrições no movimento de capital internacional;
* Desregulação;
* Condições de mercado de trabalho flexíveis;
* Privatização;
* Garantia de direitos de propriedade intelectual e de outros direitos de propriedade privados;
* Criação de um clima de negócios que favoreça a realização de investimentos estrangeiros diretos;
* Liberalização do comércio global (pela OMC e por acordos bilaterais de comércio).

Fonte: Wikipédia

Ok. Visto isso, através da imprescindível ajuda do Google, pensei: "Onde está essa tal estabilidade internacional, já que sempre e sempre só ouço falar sobre crises e mais crises finaceiras ao redor do mundo?"
Você, leitor, porventura sabe, para me dar uma ajuda?
Reune-se a tanto tempo, com tanta gente, em vários lugares, com tanta pauta, e nada de estabilidade?

Desta vez a reunião do G20 ganhou ares até mesmo cômicos. A questão da hora é sobre A GUERRA DAS MOEDAS. Guerra sim. Guerra de nervos, de interesses, de poder, de quem vende e de quem compra mais. A China, por exemplo, está sendo acusada de não consumir, e só querer vender. Já os EUA consomem demais. Com isso o dólar perde "peso" nas negociações. Cai seu valor como principal moeda no comércio global. E dai vem os demais Países querendo pôr suas "moedinhas" no jogo também. Até mesmo o Brasil, pasmem vocês, através do economista Guido Mantega, ventila a possibilidade de colocar o nosso pobre REAL como umas das moedas para negócio...

O fato é que agora prontamente se fala sobre a criação de uma nova moeda para transações internacionais (Isso evitaria a tal guerra das moedas). Enfim, criariam uma moeda única, com valor relativamente flutuante, mas estável, sem as supostas "fraquezas" encontradas nas já existentes. Mas isso resolveria os problemas? Traria a tal estabilidade? Acabaria com a desigualdade, acarretando com isso maior prosperidade? Todos seriam beneficiados, ou só uns poucos afortunados?
Isso também não poderia ser considerada uma MANOBRA POLÍTICA para manter as coisas como estão: ricos como ricos e pobres como pobres, sem alterar nada? Nenhuma novidade no poderio econômico mundial, nenhum Tigre Asiático surgindo lá longe, nenhuma China Imperialista querendo tomar o lugar do Tio Sam...

Talvez seja por isso que nunca cheguem a uma conclusão. Há muito interesse...
Hoje reunem-se na Coréia, amanhã talvez será na Tailândia, depois poderá ser no Cazaquistão, ou mais tarde no Uruguai, e depois em Dubai, ou em Miami, e até mesmo no Rio... Quem sabe, novos encontros, e reuniões, e viagens, com belas paisagens, com os cartões postais do mundo curvando-se aos pés dos engravatados líderes... Algo contínuo, sem fim, para tudo, tudo continuar devidamente como está...

SHALOM ALEICHEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário