sábado, 25 de setembro de 2010

SUCOT, a Festa das Cabanas




















Prosseguindo nas festividades estipuladas pelo Eterno, descritas na Torá, e por conseguinte, no calendário Hebraico, nós temos a celebração de Sucot, a festa das cabanas.
Nas leituras especiais para este período, está assim escrito: "FALA AOS FILHOS DE ISRAEL, DIZENDO: AOS 15 DIAS DESTE SÉTIMO MÊS SERÁ A FESTA DE SUCOT, POR SETE DIAS, AO ETERNO. NO PRIMEIRO DIA HAVERÁ SANTA CONVOCAÇÃO, NENHUMA OBRA SERVIL FAREIS. SETE DIAS OFERECEREIS OFERTAS QUEIMADAS AO ETERNO; NO OITAVO DIA HAVERÁ SANTA CONVOCAÇÃO PARA VÓS, E OFERECEREIS OFERTAS QUEIMADAS AO ETERNO; É DIAS FESTIVO NO QUAL D'US VOS RETÉM, NENHUMA OBRA SERVIL FAREIS." Vayicrá 23:33-36.

Este ano, no calendário Ocidental, esta festividade ocorre entre os dias 23 a 29 de Setembro, terminando com SHEMINI ATSÊRET (o oitavo dia descrito acima) no dia 30, quinta-feira próxima.

Sucot foi instituída por D'us por causa da peregrinação que o povo Hebreu teria de enfrentar no deserto logo que deixaram o Egito. Durante longos e extenuantes 40 anos de dura jornada pelas terras inóspitas do Neguev, este mesmo povo habitou em tendas (cabanas); montando e desmontando, assentando-se em um arraial, e em seguida aprontando-se para partir, deslocando-se com lentidão e dificuldade - devido ao enorme grupo de pessoas (cerca de 3 milhões de pessoas) que seguiam seu líder espiritual, Moshê Rabeinu - rumo a Terra Prometida: CANAÃ.

Por isso Sucot é considerada o símbolo da proteção de D'us sobre Israel.

Atualmente, após a conquista da terra descrita por D'us ter sido consumada, o povo Judeu - descendentes diretos dos antigos Hebreus - realizam a peregrinação na direção de Jerusalém, mais precisamente na direção do Kotel, o Muro das Lamentações, local onde foi, por duas vezes, erguido o BEIT HAMICDASH, o Templo Sagrado.

Então, peregrinos e moradores da Cidade Santa, juntos, em total espírito de solienidade e santidade, montam a Sucá (uma espécie de tenda), do lado de fora de suas casas, munidos do fruto da árvore formosa(etrog), de palmas de tamareiras, ramos de murta e salgueiros de ribeiras, para assim, durante todos os dias festivos, relembrarem os antigos tempos de seus Patriarcas; comendo, bebendo e se alegrando, observando esta importante Mitzvot ao Eterno.

Sucot, portanto, é umas das grandes festas do povo Judeu. Juntamente com as outras duas, Shavut e Pêssach, formam aquilo que os Judeus chamam de SHALOSH REGALIM, ou as três grandes festas de peregrinação.

HAG SAMÊACH!
SHALOM ALEICHEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário