domingo, 12 de setembro de 2010

SHANÁ TOVÁ (Feliz Ano novo) 5771!




"Logo após a tempestade sempre vem a bonança".

No último dia 8 de Setembro do calendário Ocidental, mas precisamente ao pôr-do-sol, comemorou-se em Israel - e porque não dizer também, nas milhares de comunidades Judaicas expalhadas pelo mundo - o ano novo Judaico, ou ROSH HASHANÁ de 5771!

Enfim, mais um novo ano que começa, trazendo consigo novas expectativas, esperanças de realizações, e metas a serem, finalmente, atingidas.

Para aqueles que tiveram um ano ruim, difícil, doloroso ou penoso, fica aqui a convocação, ou o simples convite, para que abraçem a Torá ainda com mais zelo, para que se possa cumprir mais e mais Mitzvot. Já para aqueles que se sentiram felizes com o ano que nos deixou, ratifico o mesmo convite, pois sem Torá e Mitzvot apenas passamos por esse mundo sem deixarmos rastro nenhum de ensino ou de conhecimento.

Os dias tremendos, terríveis, ou de instrospecção e julgamento iniciam-se justamente em Rosh Hashaná e vão até o próximo dia 18/09, que no calendário Hebraico cai sempre em 10 de TISHREI, e é conhecido como YOM KIPPUR, ou o dia do perdão.

No mais é isso. Ou como dizem os nossos sábios: "Vai e estuda".

SHANÁ TOVÁ UMETUCÁ!
SHALOM ALEICHEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário