domingo, 19 de setembro de 2010

YOM KIPPUR, o dia do perdão













O que é Yom Kippur, você, porventura, sabe?
Para início de conversa, este é um dos dias mais sagrados do calendário Hebraico.
Mas isso ainda não responde a minha pergunta. Então vamos lá.
Em resumo, esse dia foi instituido pelo Eterno, Bendito Seja, logo assim que Moshe Rabeinu (Moisés) desceu do Monte Sinai e se deparou com o povo Hebreu adorando um bezerro de ouro. Moshe então pediu perdão a D'us pelo povo, e o Altíssimo concedeu assim o Yom Kippur para expiar os pecados do povo.
Desde então, uma vez no ano, é realizada esta importante festividade, em forma de cerimônia religiosa, para que o povo Judeu possa receber perdão das práticas ilícitas que porventura cometeu no ano anterior.
Era também nesse dia único que o COHEN GADOL (Sumo Sacerdote) entrava então no lugar santíssimo do Tabernáculo - mais tarde no Beit Hamicdash (Templo Sagrado, erguido por salomão) - e oferecia incenso ao único, verdadeiro e indivísivel D'us em penitência pelo povo.
Se Pêssach foi instituido para lembrar a saída do Egito, se Sucot foi instituído para lembrar a peregrinação no deserto, se Shavuot foi instituído para celebração da outorga da Torá no Sinai; YOM KIPPUR foi instituído pelo Eterno, separando o DIA DEZ DE TISHREI DE CADA ANO, para PERDOAR O POVO JUDEU de qualquer tipo de transgressão ou culpa derivada de pecado.
E como lei eterna que é, citada em detalhes na santa Torá, YOM KIPPUR por si só, com seu peso de solenidade e distinção, vem ao longo dos séculos libertando, aliviando e eximindo cada Judeu do terrível fardo de viver separado de D'us, através da EXPIAÇÃO realizada neste santo dia, unindo-os em um só.
Sim, Cabalísticamente falando, é nesse dia que os Judeus e D'us se tornam atrelados e ligados novamente, em uma sintonia que começou lá longe, em um passado distante, quando ainda o Universo nem pensava em nascer...

HAG SAMEACH!
SHALOM ALEICHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário