sábado, 21 de novembro de 2009

ZUMBI: o ícone da consciência negra no Brasil

























Sexta-feira última foi feriado no Rio de Janeiro. Aliás, em mais de duzentas cidades brasileiras também foi feriado! Mas você, porventura, sabe que feriado foi esse? Sabe qual a importância da história do homem que originou essa comemoração, e porque não dizer, que originou essa nova consciência no povo brasileiro?
Breve história dele:
Zumbi nasceu em Palmares, hoje Alagoas, em 1655. Com seis anos foi capturado e entregue á um missionário português que o batizou de "Francisco" e lhe ensinou o idioma português e o latim, além de tê-lo introduzido nos sacramentos da igreja para que ele ajudasse diariamente nas missas.
Só que pouco tempo depois Zumbi escapou e retornou ao seu lugar de origem - na localidade conhecida como Quilombo dos Palmares, uma comunidade auto-sustentável formada basicamente por escravos negros que haviam deserdado das fazendas de seus senhorios e outros que haviam escapado das senzalas e prisões.
Ali, junto com uma população estimada em mais de trinta mil pessoas, e já estando com vinte e poucos anos, Zumbi se tornou um estrategista militar, e com muita destreza e astúcia elaborou diversas formas de resitência contra aqueles que se opunham contra a existência daquela "colônia de negros rebeldes".
A tática então empregada pela Capitania de Pernambuco, para dissipar e extinguir aquele conglomerado de rebeldes, foi ofertar uma paz ao líder da comunidade - Gamga Zumba -, e suposta liberdade á todos os demais escravos, desde que eles se submetessem á autoridade da Coroa Portuguesa. Quase todos se renderam á essa tentadora proposta, menos Zumbi. Ele preferiu continuar com a resistência contra a opressão Portuguesa e acabou se tornando o novo líder do Quilombo dos Palmares.
Os anos rapidamente passaram - quinze, para ser preciso - até que o bandeirante paulista, Domingos Jorge Velho, organizou uma invasão no Quilombo. Depois de dois anos de batalha a capital dos Palmares foi detruída e Zumbi foi ferido. Traído pelo capitão Furtado de Mendonça, em 20 de Novembro de 1695, Zumbi teve então sua cabeça decepada, salgada e levada para Recife para ser mostrada em praça pública, a fim de que desmentissem ao povo que aquele líder negro era imortal.

Interessante história deste bravo negro brasileiro, não?
Seu desejo era unicamente a liberdade. Enquanto pode ele lutou e resistiu bravamente contra a dominação estrangeira no País. Esteve do lado dos seus, refutando o triste estado de coisas ao que o negro era obrigado a aceitar.
Zumbi é hoje, para muitos segmentos da população brasileira, um símbolo de luta e resistência contra a escravidão. A data de sua morte foi adotada como o dia da consciência negra, e até mesmo um memorial foi criado em sua homenagem.
Se hoje, tantos séculos depois do trágico episódio de sua morte, Zumbi pudesse me ouvir, ele ouviria isso:
Parabéns Zumbi! Parabéns pela sua luta! Tenha certeza de que sua bravura e heroísmo não foram em vão. Feliz dia da consciência negra!

TORÁ OR (Torá de Luz)
Esta semana estuda-se a Parashá TOLEDOT(gerações).
Nesta porção da Torá poderemos verificar o nascimento dos dois filhos de Its'hac, Essáv e Iaacóv, e os conflitos que culminaram com a perda da primogenitura de Essáv. A Parashá encerra-se com o relato da ida de Iaacóv á Padán-Aram; e como Essáv - após ver que as filhas de Canaan eram más aos olhos de Its'hac - tomou uma mulher das filhas de Ishmael além das que ele já tinha.
HAFTARÁ (Lição dos Profetas)
A Haftará referente á Parashá dessa semana encontra-se no livro do Profeta Malahi (Malaquias). Começando no capítulo 1, verso 1, e indo até o capítulo 2, verso 7, você encontrará uma profecia contra os falsos e insolentes sacerdotes, contra suas práticas, e como ele transgrediam as Leis do Eterno com mentiras e falsidades.
Portanto, tenha uma boa leitura e estudo.

SHALOM ALEICHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário