sábado, 10 de abril de 2010

É o "Bumba"-meu-boi...


















Cá estou eu, com uma nova postagem, um novo comentário, mas apresentando os velhos problemas de sempre...
E novamente por causa das excessivas chuvas...
Este blog, para quem o lê frequentemente, já está se especializando em falar sobre chuvas e enchentes. Não era minha intenção e objetivo quando inciei, mas devido o grande apelo popular, devido o grande caos e nível de tragédia que isso acarreta - até mesmo porque a imprensa "cai matando" quando fatos deste tipo ocorrem - então me sinto na obrigação de comentar sobre o deslizamento de grandes quantidades de terra no morro do Bumba, em Niterói, matando centenas de pessoas.
Para quem não é do estado, e que por consequência disso não conhece a região, o morro do Bumba fica localizado na comunidade do Cubango, nas proximidades da ponte Rio-Niterói, entre as áreas conhecidas como Zè Pequeno e Viçoso, ao sul da Rodovia Niterói-Manilha (RJ 104)- que leva os motoristas da zona urbana á região dos lagos (Cabo Frio, Rio das Ostras, Araruama, etc).
E foi esta região, o morro do Bumba, - onde a totalidade dos moradores são de pobres e desassistidos pelo poder público - a mais afetada pelo forte temporal que atingiu o estado nos últimos dias. Inúmeras casas despencaram do alto do morro, com inúmeras vítimas fatais, e incontáveis prejuízos...
Filme repetido esse, não? É só chover um pouco mais do que o "normal" e pronto, o estrago está feito. Foi assim em Angra dos Reis. Foi assim também em várias cidades de Santa Catarina no ano passado. E tem sido assim em todo o território nacional sempre que as águas despencam com vontade.

Mas o que é chover um pouco mais do que o normal? Qual a diferença entre chuva e temporal? Para o que as cidades foram ou estão preparadas?
Para algumas dessas perguntas a resposta parece até óbvia: Não há galerias que suporte a imensa quantidade de água que caiu...
Mas para os nossos governantes as cidades não estão preparadas para receber nada dos céus ou mesmo da terra. Sim, porque se houver algum terremoto em escala razoável tudo se desmoronará como um castelo de areia na beira da praia. E se chove um pouquinho só acima da média - como foi o que houve - dai é o caos que já estamos carecas de saber.
Então cabe aqui aquela perguntinha que nunca quer se calar: Para que serve essa cambada de engravatados do poder? Para que de 4 em 4 anos elegemos esse bando de paspalhões? Será só para eles assumirem os cargos e roubarem cada vez mais e mais?

Sabe, enche o saco ver o desmando das autoridades públicas. É sobre essa ótica que eu gostaria de focar meus próximos comentários...
Essa tragédia, a do morro do Bumba, com certeza absoluta, era uma tragédia anunciada. O Prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira - que dos últimos 21 anos governou a cidade por 15 -, confessou que sabia que aquela comunidade estava assentada sobre um lixão, e que este tinha sido desativado á uns 30 anos. Mas alegou que jamais imaginava que uma tragédia dessas proporções poderia acontecer ali.
Só pode ser piada de político, não?
Ele sempre se beneficiou do cargo e nunca fez nada pelo município que "governou". Deixou os moradores largados a própria sorte, e quando uma catástrofe se abateu sobre parte de seus eleitores, ele veio á público para dizer que não tinha noção da gravidade do problema...
Podres poderes, podres políticos. Com suas pobres desculpas e seus malfadados argumentos.
Porque esse sujeito, que se diz e se porta como maior autoridade em Niterói, não fez nada pela população carente daquele morro? Porque permitiu que a terra desabasse sem ter sequer movido um único dedo para melhorar a situação daquela gente?
Logicamente ele sabia da precariedade daquela comunidade. Daquela comunidade só não! Existem outras na mesma situação - assentadas sobre lixões -, e que já foram devidamente denunciadas pelo povo aos jornalistas, e ele sabe disso.
Será que esse enganador não vai fazer nada também? Será que vai esperar que outra tragédia ocorra?
E depois ele apareceu na TV dizendo-se preocupado com o número de vítimas... Ah, vá enganar outro!!!
Se ele estivesse mesmo preocupado fizesse algo preventivo. Se estivesse mesmo administrando seu município como deveria, tivesse feito obras de melhorias e contenção - e no caso dos moradores do Bumba, arranjasse ou contruísse casas populares para aquele povo - fora das áreas de risco - antes que estes viessem a perderem tudo, como foi o que houve.

Governar é antes de tudo servir ao povo. Governar é mais do que qualquer coisa, senão, procurar gerir o bem-estar da população e do meio em que se vive. Mas ao contrário disso os nossos "líderes" se apropriam do dinheiro público e governam apenas para o seu próprio umbigo.

Sei que não é hora para brincadeiras, mas fiz uma analogia do nome do morro em Niterói no título desta postagem. Pois Bumba-meu-boi é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos. E desde pequeno eu também ouvia dizer que quando as coisas estão em desordem, em total e perfeito caos, enfim, na maior zona, que o jeito é ir no BUMBA-MEU-BOI, no salve-se quem puder; tipo assim, na base do VAMOS-SE EMBORA (DE QUALQUER MANEIRA). E infelizmente tem sido desse jeito, de qualquer maneira, que o povo dessa pobre comunidade vem sendo tratado á muitos e muitos anos.
O que nós podemos clamar por eles - não pelos que já se foram, mas sim pelos que ainda estão vivos - é: Até quando, meu D'us? Até quando isso perdurará?

SHALOM ALEICHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário